Aula sobre A Controversa Teoria De Niede Guidon

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Controversa Teoria de Niède Guidon é um tema que aborda a origem do homem americano e tem gerado muitas discussões e debates entre os estudiosos da área. É importante que os alunos conheçam as diferentes teorias sobre a origem do homem americano para que possam compreender melhor a história do continente. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e explicar a importância de conhecer as diferentes teorias sobre a origem do homem americano. Os alunos irão fazer uma roda de conversa para compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre as diferentes teorias sobre a origem do homem americano e preencher o campo Check-in do template de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as teorias pesquisadas e preencher o campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar as teorias discutidas e debater com a turma sobre as diferenças e semelhanças entre elas.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam e preencher o campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula e dê feedbacks.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Você irá encerrar a aula reforçando a importância de conhecer as diferentes teorias sobre a origem do homem americano. Reforce a importância do trabalho de Niède Guidon à frente da Fundação Museu do Homem Americano e sua importância para o desenvolvimento da pesquisa arqueológica brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Conhecer as diferentes teorias sobre a origem do homem americano.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação das teorias discutidas.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
  • Colaboração e trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de conhecer as diferentes teorias sobre a origem do homem americano.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na reflexão crítica sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Realizar a pesquisa sobre as diferentes teorias sobre a origem do homem americano.
  • Discutir em grupo as teorias pesquisadas e preencher o template de registro de aprendizagem.
  • Apresentar as teorias discutidas e debater com a turma sobre as diferenças e semelhanças entre elas.
  • Refletir sobre o que aprenderam e preencher o template de registro de aprendizagem.