Aula sobre A Controversa Teoria De Niede Guidon

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A Controversa Teoria de Niède Guidon é um tema que aborda a origem do homem americano e tem gerado muitas discussões e debates entre os estudiosos da área. É importante que os alunos conheçam as diferentes teorias sobre a origem do homem americano e como elas foram desenvolvidas. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada nesta aula para que os alunos possam desenvolver habilidades de pesquisa, análise e solução de problemas. Para isso, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema para apresentar. Eles deverão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Ao final, os alunos deverão criar um infográfico para disseminar a informação.

Estudo de Caso


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia Estudo de Caso. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema para apresentar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Os alunos deverão definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos deverão realizar pesquisas em fontes confiáveis, como livros, artigos e sites especializados. Eles também poderão realizar entrevistas com pessoas reais para coletar informações. Oriente-os nessa etapa com as indicações de materiais

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os alunos deverão analisar o contexto do problema identificado, buscando entender as causas e possíveis soluções.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, buscando identificar semelhanças e diferenças.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os alunos deverão propor soluções para o problema identificado, levando em consideração as informações coletadas e analisadas.

  7. Etapa 7 - Criação do infográfico

    Os alunos deverão criar um infográfico contendo as informações coletadas e as soluções propostas. O infográfico deverá ser criado em um template previamente definido por você. Reforce a importância do trabalho de Niède Guidon à frente da Fundação Museu do Homem Americano e sua importância para o desenvolvimento da pesquisa arqueológica brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e solução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre diferentes teorias e perspectivas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações coletadas e analisadas.
  • Coerência e consistência das soluções propostas.
  • Criatividade e clareza na criação do infográfico.
  • Capacidade de comunicação e apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Estudo de Caso.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Auxiliar os alunos na busca por informações e na análise do contexto.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos na criação do infográfico.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas em fontes confiáveis e coletar informações relevantes.
  • Analisar o contexto do problema identificado e comparar informações.
  • Propor soluções coerentes e consistentes para o problema identificado.
  • Criar um infográfico claro, criativo e bem estruturado para disseminar a informação.