Aula sobre A Controversa Teoria De Niede Guidon
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Controversa Teoria de Niède Guidon é um tema que aborda a origem do homem americano e tem gerado muitas discussões e debates entre os estudiosos da área. É importante que os alunos conheçam as diferentes teorias sobre a origem do homem americano e saibam avaliar criticamente cada uma delas. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Será feita uma breve explanação sobre as diferentes teorias sobre a origem do homem americano.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre uma teoria específica sobre a origem do homem americano. Você pode disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.Etapa 4 - Debate
Os grupos deverão apresentar suas pesquisas e debater sobre as diferentes teorias. Você deverá mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica
Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar as diferentes teorias.Etapa 6 - Apresentação dos templates
Cada grupo deverá apresentar seu template de avaliação por rubrica para a turma.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e incentivará os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema. Reforce a importância do trabalho de Niède Guidon à frente da Fundação Museu do Homem Americano e sua importância para o desenvolvimento da pesquisa arqueológica brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
- Incentivar a participação e o debate entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar criticamente as diferentes teorias.
Critérios de avaliação
- Participação no debate.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Qualidade do template de avaliação por rubrica criado.
Ações do professor
- Mediar o debate entre os alunos.
- Disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.
- Incentivar a participação de todos os alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre a teoria designada.
- Participar ativamente do debate.
- Criar um template de avaliação por rubrica para avaliar as diferentes teorias.