Aula sobre A Controversa Teoria De Niede Guidon

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Controversa Teoria de Niède Guidon é um tema que aborda a origem do homem americano e tem gerado muitas discussões e debates entre os estudiosos da área. É importante que os alunos conheçam as diferentes teorias sobre a origem do homem americano e saibam avaliar criticamente cada uma delas. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Será feita uma breve explanação sobre as diferentes teorias sobre a origem do homem americano.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre uma teoria específica sobre a origem do homem americano. Você pode disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos deverão apresentar suas pesquisas e debater sobre as diferentes teorias. Você deverá mediar o debate e incentivar a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar as diferentes teorias.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deverá apresentar seu template de avaliação por rubrica para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e incentivará os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema. Reforce a importância do trabalho de Niède Guidon à frente da Fundação Museu do Homem Americano e sua importância para o desenvolvimento da pesquisa arqueológica brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
  • Incentivar a participação e o debate entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar criticamente as diferentes teorias.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Qualidade do template de avaliação por rubrica criado.

Ações do professor

  • Mediar o debate entre os alunos.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa para os alunos.
  • Incentivar a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a teoria designada.
  • Participar ativamente do debate.
  • Criar um template de avaliação por rubrica para avaliar as diferentes teorias.