Aula sobre A Controversa Teoria De Niede Guidon
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A Controversa Teoria de Niède Guidon é um tema que aborda a origem do homem americano e suas teorias. É um assunto que pode ser encontrado em diversas áreas, como na arqueologia, antropologia e história. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Você fará uma breve introdução sobre o tema e explicará como a metodologia será aplicada na aula. Divida a turma em grupos, que serão as estações e prepare/indique os materiais para que eles possam pesquisar.Etapa 2 - Estação 1 - Teoria de Niède Guidon
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por ler e discutir um texto sobre a teoria de Niède Guidon. Eles deverão responder a algumas perguntas sobre o texto e apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 3 - Estação 2 - Teoria de Clovis
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por ler e discutir um texto sobre a teoria de Clovis. Eles deverão responder a algumas perguntas sobre o texto e apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Estação 3 - Teoria Asiática
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por ler e discutir um texto sobre a teoria asiática. Eles deverão responder a algumas perguntas sobre o texto e apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 5 - Discussão
Reúna a turma e peça que cada grupo apresente as conclusões a que chegaram em suas estações.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre as teorias apresentadas e incentive os alunos a refletirem sobre a necessidade do conhecimento histórico para a compreensão do mundo atual. Reforce a importância do trabalho de Niède Guidon à frente da Fundação Museu do Homem Americano e sua importância para o desenvolvimento da pesquisa arqueológica brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
- Estimular a leitura e a interpretação de textos.
- Promover a discussão em grupo e a apresentação de conclusões.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade das respostas às perguntas sobre os textos.
- Clareza e objetividade na apresentação das conclusões.
Ações do professor
- Explicar claramente as atividades e as expectativas.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão.
Ações do aluno
- Ler e interpretar os textos com atenção.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Apresentar conclusões claras e objetivas.