Aula sobre A Controversa Teoria De Niede Guidon

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Controversa Teoria de Niède Guidon é um tema que aborda a origem do homem americano e suas teorias. É um assunto que pode ser encontrado em diversas áreas, como na arqueologia, antropologia e história. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você fará uma breve introdução sobre o tema e explicará como a metodologia será aplicada na aula. Divida a turma em grupos, que serão as estações e prepare/indique os materiais para que eles possam pesquisar.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Teoria de Niède Guidon

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por ler e discutir um texto sobre a teoria de Niède Guidon. Eles deverão responder a algumas perguntas sobre o texto e apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Teoria de Clovis

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por ler e discutir um texto sobre a teoria de Clovis. Eles deverão responder a algumas perguntas sobre o texto e apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Teoria Asiática

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por ler e discutir um texto sobre a teoria asiática. Eles deverão responder a algumas perguntas sobre o texto e apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Reúna a turma e peça que cada grupo apresente as conclusões a que chegaram em suas estações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre as teorias apresentadas e incentive os alunos a refletirem sobre a necessidade do conhecimento histórico para a compreensão do mundo atual. Reforce a importância do trabalho de Niède Guidon à frente da Fundação Museu do Homem Americano e sua importância para o desenvolvimento da pesquisa arqueológica brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
  • Estimular a leitura e a interpretação de textos.
  • Promover a discussão em grupo e a apresentação de conclusões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade das respostas às perguntas sobre os textos.
  • Clareza e objetividade na apresentação das conclusões.

Ações do professor

  • Explicar claramente as atividades e as expectativas.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar os textos com atenção.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Apresentar conclusões claras e objetivas.