Aula sobre A Controversa Teoria De Niede Guidon

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Controversa Teoria de Niède Guidon é um tema que aborda a origem do homem americano e é muito importante para a compreensão da história do continente. A metodologia utilizada nesta aula será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio ao conteúdo e serão responsáveis por criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da teoria de Niède Guidon para a história do continente americano. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos terão acesso prévio a um material sobre a teoria de Niède Guidon e deverão estudá-lo em casa. O material pode ser um vídeo, um texto ou uma apresentação de slides. Disponibilize o material com antecedência e oriente os alunos sobre como estudá-lo.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula, os alunos deverão discutir em grupo sobre o que aprenderam no material. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e desenvolvam o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template e explicar como avaliou a atividade e desenvolveu o tema e seus subtópicos. Incentive a discussão e o debate entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi discutido em sala de aula e reforce a importância do trabalho de Niède Guidon à frente da Fundação Museu do Homem Americano e sua importância para o desenvolvimento da pesquisa arqueológica brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão e no debate.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Compreensão do tema e dos subtópicos abordados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Disponibilizar o material para a Sala de Aula Invertida.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Estudar o material disponibilizado para a Sala de Aula Invertida.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente da discussão e do debate em sala de aula.