Aula sobre A Controversa Teoria De Niede Guidon
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Controversa Teoria de Niède Guidon é um tema que aborda a origem do homem americano e é muito importante para a compreensão da história do continente. A metodologia utilizada nesta aula será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio ao conteúdo e serão responsáveis por criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
Sala de aula invertida
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância da teoria de Niède Guidon para a história do continente americano. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos terão acesso prévio a um material sobre a teoria de Niède Guidon e deverão estudá-lo em casa. O material pode ser um vídeo, um texto ou uma apresentação de slides. Disponibilize o material com antecedência e oriente os alunos sobre como estudá-lo.Etapa 3 - Discussão em grupo
Na sala de aula, os alunos deverão discutir em grupo sobre o que aprenderam no material. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e desenvolvam o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template e explicar como avaliou a atividade e desenvolveu o tema e seus subtópicos. Incentive a discussão e o debate entre os grupos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi discutido em sala de aula e reforce a importância do trabalho de Niède Guidon à frente da Fundação Museu do Homem Americano e sua importância para o desenvolvimento da pesquisa arqueológica brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão e no debate.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Compreensão do tema e dos subtópicos abordados.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância.
- Disponibilizar o material para a Sala de Aula Invertida.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Estudar o material disponibilizado para a Sala de Aula Invertida.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar ativamente da discussão e do debate em sala de aula.