Aula sobre A Crise De 1929 E Seus Efeitos No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A crise de 1929 foi um dos eventos mais significativos da história econômica mundial. Ela começou nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, afetando a economia de diversos países, incluindo o Brasil. A crise teve um impacto profundo na economia brasileira, levando a uma série de mudanças políticas e sociais. Nesta atividade, os alunos irão analisar a crise de 1929 e seus efeitos no Brasil, desenvolvendo habilidades de análise crítica e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o tema da aula e contextualize a crise de 1929 e seus efeitos no Brasil. Os alunos serão divididos em grupos e receberão um diário de bordo para registrar suas ideias e soluções.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente um problema relacionado ao tema da aula, como, por exemplo: “Porque a crise de 1929 se espalhou pelo mundo e quais as principais consequências que ela gerou no Brasil?”

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos irão pesquisar e discutir sobre as principais causas e consequências da crise de 1929, a influência política e econômica que os Estados Unidos exerciam no contexto internacional e as de que formas o Brasil foi afetado. Em seguida, os alunos devem registrar suas ideias no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Os alunos irão discutir em grupo possíveis soluções para a crise de 1929 no Brasil e registrar suas ideias no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Solução

    Depois da gerar algumas alternativas, os alunos vão analisá-las e debater em grupo sobre qual pode ser a melhor solução para a crise de 1929 no Brasil. Logo deverão registrar suas decisões no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar suas ideias e soluções para a crise de 1929 no Brasil para a turma.

  7. Etapa 7 - Discussão

    A turma irá discutir em conjunto as ideias e soluções apresentadas pelos grupos.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem a desenvolver suas habilidades de análise crítica e resolução de problemas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da crise de 1929.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em grupo.
  • Qualidade das ideias e soluções apresentadas.
  • Clareza e objetividade na comunicação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a crise de 1929 e seus efeitos no Brasil.
  • Dividir os alunos em grupos e distribuir os diários de bordo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em grupo.
  • Orientar os alunos em cada uma das etapas da atividade.
  • Incentivar os alunos a continuarem a desenvolver suas habilidades de análise crítica e resolução de problemas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em grupo.
  • Registrar suas ideias e soluções no diário de bordo.
  • Comunicar suas ideias de forma clara e objetiva.