Aula sobre A Crise De 1929 E Seus Efeitos No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A crise de 1929 foi um dos eventos mais marcantes da história do capitalismo. Ela teve início nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, afetando a economia global. No Brasil, a crise teve impactos significativos, como a queda das exportações de café e a redução da produção industrial. Nesta aula, vamos analisar a crise de 1929 e seus efeitos no Brasil.O objetivo dessa aula é desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global".

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e seus objetivos. Em seguida, divida os alunos em duplas e distribua o template de avaliação por pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada dupla recebe um texto sobre a crise de 1929 e seus efeitos no Brasil. Os alunos devem ler e discutir o texto em grupo, identificando os principais pontos e fazendo anotações.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os alunos se reúnem em uma roda de debate para discutir as informações que encontraram em seus textos. Você deve mediar a discussão, incentivando a participação de todos e garantindo que os alunos estejam compreendendo o tema.

  4. Etapa 4 - Construção dos argumentos

    As duplas devem construir seus argumentos com base nas informações que encontraram em seus textos. Oriente os alunos a organizarem suas ideias e a construírem argumentos sólidos.

  5. Etapa 5 - Preparação da apresentação

    Cada dupla deve preparar uma apresentação para compartilhar seus argumentos com a turma. Oriente os alunos a organizarem suas apresentações e a se prepararem para a comunicação.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos apresentam seus argumentos para a turma. Avalie a apresentação de cada grupo e incentive a participação dos demais alunos na avaliação.

  7. Etapa 7 - Avaliação por pares

    Cada dupla avalia o desempenho dos demais colegas com base no template de avaliação por pares. Oriente os alunos a preencherem os critérios de avaliação com justificativas claras e objetivas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica;
  • Estimular a participação ativa dos alunos;
  • Incentivar a comunicação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Mediar a discussão;
  • Orientar a construção dos argumentos;
  • Avaliar as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo;
  • Construir argumentos sólidos;
  • Preparar e apresentar suas ideias.