Aula sobre A Crise De 1929 E Seus Efeitos No Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A crise de 1929 foi um dos eventos mais significativos da história econômica mundial. Ela teve início nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, afetando a economia de diversos países, inclusive o Brasil. A crise teve um impacto profundo na economia brasileira, que dependia fortemente das exportações de café. Com a queda dos preços do café no mercado internacional, o país enfrentou uma grave crise econômica que afetou a vida de milhões de brasileiros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos subtópicos

    Apresente o tema e os subtópicos que serão debatidos pelos alunos. Você pode utilizar recursos analógicos, como cartazes, mapas e gráficos para ilustrar a crise de 1929 e seus efeitos no Brasil.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e elaboração dos argumentos

    Os alunos se dividem em grupos e pesquisam sobre os subtópicos que lhes foram atribuídos. Eles elaboram argumentos consistentes e coerentes para defender suas posições.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os grupos se reúnem para debater os subtópicos. Você deve mediar o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar.

  4. Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação por rubrica

    Os alunos elaboram um template de avaliação por rubrica, contendo os seguintes critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos colegas.

  5. Etapa 5 - Debate em plenária

    Os grupos apresentam suas conclusões em uma plenária. Os alunos avaliam por rubrica o desempenho dos colegas de acordo com os critérios estabelecidos.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos fazem uma reflexão individual sobre o que aprenderam durante o debate.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese do debate e reforce os principais pontos abordados durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global;
  • Compreender as consequências da crise de 1929 na economia brasileira;
  • Desenvolver habilidades de debate e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e dos seus desdobramentos;
  • Participação ativa no debate;
  • Argumentação consistente e coerente;
  • Respeito às opiniões dos colegas;
  • Uso adequado da linguagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos;
  • Dividir a turma em grupos e distribuir os subtópicos para cada grupo;
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração dos argumentos;
  • Mediar o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar;
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e os subtópicos;
  • Elaborar argumentos consistentes e coerentes;
  • Participar ativamente do debate, respeitando as opiniões dos colegas;
  • Utilizar a linguagem de forma adequada e clara;
  • Avaliar o desempenho dos colegas de acordo com os critérios estabelecidos.