Aula sobre A Crise De 1929 E Seus Efeitos No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A crise de 1929 foi um dos eventos mais marcantes da história econômica mundial. Ela teve início nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, afetando diversos países, inclusive o Brasil. A crise teve um impacto significativo na economia brasileira, que dependia fortemente das exportações de café. Com a queda dos preços do café no mercado internacional, o país enfrentou uma grave crise econômica que afetou a vida de milhões de brasileiros. O objetivo dessa aula é desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global".

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e seus objetivos. Você pode utilizar recursos analógicos, como cartazes, mapas e gráficos para ilustrar a crise de 1929 e seus efeitos no Brasil.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Análise de documentos

    Os alunos são divididos em grupos e recebem documentos relacionados à crise de 1929 e seus efeitos no Brasil. Eles devem analisar os documentos e responder a perguntas sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Debate

    Os alunos são divididos em grupos e devem debater sobre as principais causas e efeitos da crise de 1929 no Brasil. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Jogo de perguntas e respostas

    Os alunos jogam um jogo de perguntas e respostas sobre a crise de 1929 e seus efeitos no Brasil. O jogo pode ser feito com cartas ou com um tabuleiro.

  5. Etapa 5 - Estação 4 - Produção de um template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos produzem um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Os alunos apresentam seus templates para a turma e discutem sobre a atividade e seus resultados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o contexto histórico da crise de 1929.
  • Identificar os principais efeitos da crise no Brasil.
  • Desenvolver a habilidade de análise de documentos históricos, argumentação, memorização, síntese e comunicação.
  • Refletir sobre a atividade e seus resultados.
  • Reforçar os principais pontos abordados na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas etapas da atividade.
  • Identificação correta das principais causas e efeitos da crise no Brasil.
  • Produção correta do template.
  • Reflexão sobre a atividade e seus resultados.

Ações do professor

  • Explicar o tema e seus objetivos.
  • Utilizar recursos analógicos para ilustrar a crise de 1929 e seus efeitos no Brasil.
  • Entregar os documentos e as perguntas.
  • Estimular a participação dos alunos em cada uma das etapas.
  • Explicar o que é um template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em cada uma das etapas.
  • Analisar os documentos e responder às perguntas.
  • Jogar o jogo e responder às perguntas.
  • Apresentar as conclusões e os templates para a turma.
  • Refletir sobre a atividade e seus resultados.