Aula sobre A Democracia Em Atenas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A democracia em Atenas é um tema importante para entendermos a história da Grécia Antiga e como a democracia surgiu como forma de governo. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Para contextualizar o tema,você pode apresentar exemplos de democracia na atualidade, como eleições, votações e participação popular em decisões políticas. É importante ressaltar que a democracia em Atenas era diferente da democracia atual, pois apenas homens livres podiam participar das decisões políticas.
Aprendizagem Baseada em Projetos
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "A democracia em Atenas" e explique a importância do assunto para a história da Grécia Antiga. Explique aos alunos o funcionamento da metodologia.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do diário de bordo.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos farão uma pesquisa sobre a democracia em Atenas, buscando informações sobre como ela surgiu, como funcionava e quais eram as suas características.Etapa 4 - Problema
Cada grupo deverá identificar um problema relacionado à democracia em Atenas e registrá-lo no diário de bordo.Etapa 5 - Geração de Alternativas
Os grupos deverão pensar em alternativas para solucionar o problema identificado e registrá-las no diário de bordo.Etapa 6 - Solução
Os grupos escolherão a melhor alternativa para solucionar o problema e registrarão no diário de bordo.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo apresentará o seu diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas pensadas e a solução escolhida.
Intencionalidades pedagógicas
- Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados à democracia em Atenas.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e na criação do diário de bordo.
- Identificação clara do problema relacionado à democracia em Atenas.
- Geração de alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema.
- Escolha da melhor alternativa para solucionar o problema.
- Apresentação clara e objetiva do diário de bordo para a turma.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do diário de bordo.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre a importância da democracia em Atenas e como ela influenciou a história da Grécia Antiga.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e da criação do diário de bordo.
- Identificar claramente o problema relacionado à democracia em Atenas.
- Gerar alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema.
- Escolher a melhor alternativa para solucionar o problema.
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva para a turma.