Aula sobre A Democracia Em Atenas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A democracia em Atenas é um tema importante para entendermos a história da Grécia Antiga e como a democracia surgiu como forma de governo. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Para contextualizar o tema,você pode apresentar exemplos de democracia na atualidade, como eleições, votações e participação popular em decisões políticas. É importante ressaltar que a democracia em Atenas era diferente da democracia atual, pois apenas homens livres podiam participar das decisões políticas.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "A democracia em Atenas" e explique a importância do assunto para a história da Grécia Antiga. Explique aos alunos o funcionamento da metodologia.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos farão uma pesquisa sobre a democracia em Atenas, buscando informações sobre como ela surgiu, como funcionava e quais eram as suas características.

  4. Etapa 4 - Problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado à democracia em Atenas e registrá-lo no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão pensar em alternativas para solucionar o problema identificado e registrá-las no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Solução

    Os grupos escolherão a melhor alternativa para solucionar o problema e registrarão no diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo apresentará o seu diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas pensadas e a solução escolhida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados à democracia em Atenas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na criação do diário de bordo.
  • Identificação clara do problema relacionado à democracia em Atenas.
  • Geração de alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema.
  • Escolha da melhor alternativa para solucionar o problema.
  • Apresentação clara e objetiva do diário de bordo para a turma.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do diário de bordo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a importância da democracia em Atenas e como ela influenciou a história da Grécia Antiga.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da criação do diário de bordo.
  • Identificar claramente o problema relacionado à democracia em Atenas.
  • Gerar alternativas criativas e viáveis para solucionar o problema.
  • Escolher a melhor alternativa para solucionar o problema.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva para a turma.