Aula sobre A Democracia Em Atenas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A democracia em Atenas é um tema importante para entendermos a história da Grécia Antiga e como a democracia surgiu como forma de governo. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada nesta aula para que os alunos possam criar um diário de bordo, onde irão registrar suas ideias e soluções para os problemas apresentados. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de democracia na atualidade, como as eleições e a participação popular em decisões políticas.

Cultura Maker


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "A democracia em Atenas" e contextualize a importância do assunto para a história da Grécia Antiga.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre os problemas enfrentados pela cidade-estado de Atenas na época da democracia. Cada grupo deverá escolher um problema para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá gerar alternativas para solucionar o problema escolhido. Os alunos deverão pensar em soluções criativas e inovadoras.

  4. Etapa 4 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar suas soluções para o problema escolhido. Os alunos deverão explicar como chegaram a essa solução e como ela pode ser aplicada na atualidade.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles deverão registrar suas ideias e soluções para o problema escolhido.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma. Os alunos deverão explicar como chegaram a essa solução e como ela pode ser aplicada na atualidade.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Criatividade e inovação na geração de alternativas para solucionar o problema escolhido.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções e do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo e na apresentação das soluções.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Gerar alternativas criativas e inovadoras para solucionar o problema escolhido.
  • Registrar suas ideias e soluções no diário de bordo de forma clara e objetiva.