Aula sobre A Democracia Em Atenas
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A democracia em Atenas é um tema importante para entendermos a história da Grécia Antiga e como a democracia surgiu como forma de governo. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada nesta aula para que os alunos possam criar um diário de bordo, onde irão registrar suas ideias e soluções para os problemas apresentados. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de democracia na atualidade, como as eleições e a participação popular em decisões políticas.
Cultura Maker
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "A democracia em Atenas" e contextualize a importância do assunto para a história da Grécia Antiga.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre os problemas enfrentados pela cidade-estado de Atenas na época da democracia. Cada grupo deverá escolher um problema para trabalhar.Etapa 3 - Geração de alternativas
Cada grupo irá gerar alternativas para solucionar o problema escolhido. Os alunos deverão pensar em soluções criativas e inovadoras.Etapa 4 - Apresentação das soluções
Cada grupo irá apresentar suas soluções para o problema escolhido. Os alunos deverão explicar como chegaram a essa solução e como ela pode ser aplicada na atualidade.Etapa 5 - Criação do diário de bordo
Os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles deverão registrar suas ideias e soluções para o problema escolhido.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma. Os alunos deverão explicar como chegaram a essa solução e como ela pode ser aplicada na atualidade.Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
- Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Criatividade e inovação na geração de alternativas para solucionar o problema escolhido.
- Clareza e objetividade na apresentação das soluções e do diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Orientar os alunos na criação do diário de bordo e na apresentação das soluções.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Gerar alternativas criativas e inovadoras para solucionar o problema escolhido.
- Registrar suas ideias e soluções no diário de bordo de forma clara e objetiva.