Aula sobre A Democracia Em Atenas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A democracia em Atenas é um tema importante para entendermos a história da Grécia Antiga e como a democracia surgiu como uma forma de governo. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o tema. Para contextualizar o assunto, você pode apresentar exemplos de democracia na atualidade, como as eleições, a participação popular em decisões políticas e a importância da liberdade de expressão.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Você irá apresentar o tema "A democracia em Atenas" e explicar a importância da democracia na Grécia Antiga. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental sobre o tema, destacando as principais características da democracia em Atenas.Etapa 3 - Decidir
Em grupos, os alunos irão discutir e escolher as informações mais importantes do mapa mental para criar um esquema de tópicos.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo irá criar um infográfico sobre a democracia em Atenas, utilizando as informações escolhidas no esquema de tópicos.Etapa 5 - Testar
Os infográficos serão apresentados para a turma e os alunos irão avaliar e dar feedbacks sobre o trabalho dos colegas.Etapa 6 - Conclusão
Você irá fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar os principais pontos e conceitos discutidos na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de síntese e organização de informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas etapas do Design Sprint.
- Qualidade do mapa mental e do esquema de tópicos.
- Criatividade e clareza do infográfico.
- Capacidade de apresentação e argumentação.
- Feedback construtivo para os colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Sprint.
- Orientar os alunos nas etapas do Design Sprint.
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
- Avaliar e dar feedbacks construtivos para os trabalhos dos alunos.
- Estimular a reflexão sobre a importância da democracia na Grécia Antiga e na atualidade.
Ações do aluno
- Participar ativamente nas etapas do Design Sprint.
- Colaborar com os colegas na criação do mapa mental e do esquema de tópicos.
- Criar um infográfico criativo e claro sobre a democracia em Atenas.
- Apresentar o trabalho para a turma e argumentar sobre as escolhas feitas.
- Dar feedback construtivo para os trabalhos dos colegas.