Aula sobre A Democracia Em Atenas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A democracia em Atenas é um tema importante para entendermos a história da Grécia Antiga e como a democracia se desenvolveu ao longo do tempo. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor como as pessoas pensavam e agiam na época. Para tornar a aula mais envolvente, você pode utilizar exemplos práticos, como a organização de uma assembleia de classe para discutir e votar sobre um assunto importante.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar a importância da democracia em Atenas. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre um cidadão ateniense. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor como as pessoas viviam na época.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que coletaram em seus mapas de empatia. Eles irão compartilhar suas descobertas e discutir como a democracia em Atenas afetava a vida das pessoas.

  4. Etapa 4 - Debate em sala de aula

    Você irá organizar um debate em sala de aula sobre a democracia em Atenas. Os alunos serão divididos em grupos e terão que defender diferentes pontos de vista sobre o assunto.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Você irá resumir os principais pontos discutidos na aula e convidar os alunos a compartilhar o que aprenderam.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os alunos com base na qualidade da discussão e do material produzido e forneça feedbacks aos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater diferentes pontos de vista.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos no debate em sala de aula.
  • Capacidade dos alunos em explicar a formação da Grécia Antiga e a democracia em Atenas.
  • Trabalho em grupo e colaboração dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da democracia em Atenas.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Organizar o debate em sala de aula e estimular a participação dos alunos.
  • Resumir os principais pontos discutidos na aula e convidar os alunos a compartilhar o que aprenderam.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia sobre um cidadão ateniense.
  • Discutir em grupo as informações coletadas nos mapas de empatia.
  • Participar do debate em sala de aula e defender diferentes pontos de vista.
  • Compartilhar o que aprenderam ao final da aula.