Aula sobre A Democracia Em Atenas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A democracia em Atenas é um tema importante para entendermos a história da Grécia Antiga e como a democracia se desenvolveu ao longo do tempo. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam entender como a democracia funcionava em Atenas e como ela pode ser aplicada nos dias de hoje. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os estudantes possam compreender melhor o tema.

Estudo de Caso


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a importância da democracia em Atenas. Apresente exemplos de como a democracia pode ser aplicada nos dias de hoje. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo escolherá um tema relacionado à democracia em Atenas para apresentar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado à democracia em Atenas.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos deverão realizar pesquisas em livros, internet e entrevistas com pessoas reais (da própria escola também) para coletar dados sobre o problema identificado.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema. Será discutido em sala de aula se é possível evitar o problema e como.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e apresentar as conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deverá apresentar soluções para o problema identificado e discutir como poderiam contribuir com a disseminação da informação. Os alunos deverão criar um infográfico para apresentar as soluções encontradas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão sobre a democracia em Atenas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Coerência e clareza na apresentação das soluções encontradas.
  • Criatividade na elaboração do infográfico.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre a democracia em Atenas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da democracia em Atenas.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na escolha do tema.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Orientar os alunos na análise dos dados coletados e na apresentação das soluções encontradas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas em livros, internet e entrevistas com pessoas reais.
  • Analisar os dados coletados e apresentar soluções para o problema identificado.
  • Criar um infográfico para apresentar as soluções encontradas.
  • Refletir sobre a democracia em Atenas e como ela pode ser aplicada nos dias de hoje.