Aula sobre A Diminuicao Da Populacao Indigena Na America Portuguesa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A diminuição da população indígena na América portuguesa é um tema importante para entendermos a história do Brasil e a formação da nossa sociedade. É importante que os alunos compreendam como a chegada dos portugueses impactou a vida dos povos indígenas e como isso afetou a distribuição territorial da população brasileira. Para tornar a aula mais envolvente, apresente exemplos atuais de como a cultura indígena está presente em nosso cotidiano, como na alimentação, na medicina natural e na preservação do meio ambiente. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualizar a importância da população indígena na formação do Brasil. Será feita uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e definição do problema

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá definir um problema relacionado à diminuição da população indígena na América portuguesa. Auxilie na escolha dos problemas e na definição dos objetivos.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá pesquisar e discutir possíveis alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Auxilie na pesquisa e na seleção das alternativas mais viáveis.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa e elaborar um plano de ação para solucionar o problema. Auxilie na elaboração do plano de ação e na apresentação dos resultados.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo e o plano de ação elaborado para solucionar o problema. Avalie a apresentação e os resultados obtidos pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Será feita uma discussão em grupo sobre as soluções apresentadas pelos grupos e sobre a importância da preservação da cultura indígena.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a atividade e a compreensão do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados à diminuição da população indígena na América portuguesa.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Qualidade da pesquisa e das alternativas apresentadas pelos grupos.
  • Coerência e viabilidade do plano de ação elaborado pelos grupos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
  • Compreensão do tema e da importância da preservação da cultura indígena.

Ações do professor

  • Auxiliar na escolha dos problemas e na definição dos objetivos.
  • Orientar e auxiliar na pesquisa e na seleção das alternativas mais viáveis.
  • Avaliar a apresentação e os resultados obtidos pelos grupos.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Promover a discussão e a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Pesquisar e discutir possíveis alternativas para solucionar o problema definido.
  • Elaborar um plano de ação para solucionar o problema.
  • Apresentar o diário de bordo e o plano de ação elaborado pelo grupo.
  • Participar da discussão em grupo sobre as soluções apresentadas pelos grupos e sobre a importância da preservação da cultura indígena.