Aula sobre A Diminuicao Da Populacao Indigena Na America Portuguesa
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A diminuição da população indígena na América portuguesa é um tema importante para entendermos a história do Brasil e a formação da nossa sociedade. É importante que os alunos compreendam como a chegada dos portugueses impactou a vida dos povos indígenas e como isso afetou a população brasileira atual. Para tornar a aula mais envolvente, apresente exemplos práticos, como a presença de nomes de origem indígena em cidades e estados brasileiros, a culinária típica de algumas regiões e a preservação de algumas tradições indígenas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos. Em seguida, deve explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um líder e um secretário.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre a diminuição da população indígena na América portuguesa e seus impactos na formação da sociedade brasileira. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.Etapa 4 - Criação do template de avaliação
Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos devem preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5 para avaliar o desempenho dos outros grupos.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar suas pesquisas e argumentos para a turma. Os outros grupos devem preencher o template de avaliação enquanto assistem às apresentações.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após todas as apresentações, os grupos devem se reunir para discutir as avaliações recebidas e as sugestões de melhoria.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o tema e a metodologia aplicada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
- Estimular a pesquisa e a construção de argumentos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e dar feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.
- Disponibilizar materiais de pesquisa e auxiliar os alunos na construção dos argumentos.
- Estimular a reflexão sobre o tema e a metodologia aplicada.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a diminuição da população indígena na América portuguesa e seus impactos na formação da sociedade brasileira.
- Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
- Apresentar suas pesquisas e argumentos para a turma.
- Avaliar o desempenho dos colegas e dar feedback construtivo.