Aula sobre A Diminuicao Da Populacao Indigena Na America Portuguesa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A diminuição da população indígena na América portuguesa é um tema importante para entendermos a história do Brasil e a formação da nossa sociedade. É importante que os alunos compreendam como a chegada dos portugueses impactou a vida dos povos indígenas e como isso afetou a população brasileira atual. Para tornar a aula mais envolvente, apresente exemplos práticos, como a presença de nomes de origem indígena em cidades e estados brasileiros, a culinária típica de algumas regiões e a preservação de algumas tradições indígenas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos. Em seguida, deve explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um líder e um secretário.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre a diminuição da população indígena na América portuguesa e seus impactos na formação da sociedade brasileira. Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos devem preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5 para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas pesquisas e argumentos para a turma. Os outros grupos devem preencher o template de avaliação enquanto assistem às apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os grupos devem se reunir para discutir as avaliações recebidas e as sugestões de melhoria.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o tema e a metodologia aplicada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
  • Estimular a pesquisa e a construção de argumentos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa e auxiliar os alunos na construção dos argumentos.
  • Estimular a reflexão sobre o tema e a metodologia aplicada.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a diminuição da população indígena na América portuguesa e seus impactos na formação da sociedade brasileira.
  • Criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.
  • Apresentar suas pesquisas e argumentos para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos colegas e dar feedback construtivo.