Aula sobre A Diminuicao Da Populacao Indigena Na America Portuguesa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A diminuição da população indígena na América portuguesa é um tema importante para entendermos a história do Brasil e a formação da nossa sociedade. Infelizmente, a história do Brasil é marcada pela violência e exploração dos povos indígenas, dizimados durante o processo de colonização. É importante que os alunos compreendam a importância da preservação da cultura e dos direitos dos povos indígenas, além de entenderem como a história do Brasil foi construída a partir da exploração desses povos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para os alunos poderem aprender de forma mais dinâmica e participativa.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando a importância da preservação da cultura e dos direitos dos povos indígenas. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e encaminhados para as estações independentes.Etapa 2 - Estação 1 - Vídeo
Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre a história dos povos indígenas no Brasil e a sua relação com a colonização portuguesa. Após o vídeo, os alunos responderão a algumas perguntas sobre o conteúdo apresentado.Etapa 3 - Estação 2 - Texto
Nesta estação, os alunos lerão um texto sobre a diminuição da população indígena na América portuguesa. Após a leitura, os alunos responderão a algumas perguntas sobre o conteúdo apresentado.Etapa 4 - Estação 3 - Debate
Nesta estação, os alunos participarão de um debate sobre a importância da preservação da cultura e dos direitos dos povos indígenas. Apresente algumas questões para serem discutidas em grupo.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da preservação da cultura e dos direitos dos povos indígenas.Seção 3 -
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em debater e argumentar sobre temas importantes para a sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão do conteúdo apresentado.
- Habilidade em argumentar e debater sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Ler e assistir aos materiais apresentados com atenção.
- Argumentar e debater sobre o tema com respeito e tolerância.