Aula sobre A Diminuicao Da Populacao Indigena Na America Portuguesa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A diminuição da população indígena na América portuguesa é um tema importante para entendermos a história do Brasil e a formação da nossa sociedade. Infelizmente, a história do Brasil é marcada pela violência e exploração dos povos indígenas, dizimados durante o processo de colonização. É importante que os alunos compreendam a importância da preservação da cultura e dos direitos dos povos indígenas, além de entenderem como a história do Brasil foi construída a partir da exploração desses povos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize o tema e apresentando exemplos práticos sobre a diminuição da população indígena na América portuguesa. Em seguida, apresente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explique como os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Disponibilize materiais de pesquisa sobre o tema, como textos, vídeos e imagens, para os estudantes estudarem em casa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, os alunos deverão se divididos em grupos e discutir sobre a pesquisa realizada. Depois, eles devem criar um mapa mental sobre o tema estudado. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e debater com os demais grupos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “que bom, que pena e que tal” para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. No campo “que bom”, os alunos podem destacar aspectos positivos relacionados à preservação da cultura indígena.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deverá apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs e explicar como utilizou a metodologia para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Já no campo “que pena”, os alunos abordarão as situações lamentáveis envolvendo a diminuição da população indígena.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da preservação da cultura e dos direitos dos povos indígenas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentação do template de Dinâmica dos 3 Qs e explicação sobre como utilizou a metodologia para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa para auxiliar os alunos.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância da preservação da cultura e dos direitos dos povos indígenas.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a diminuição da população indígena na América portuguesa e seus motivos.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs e explicar como utilizou a metodologia para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Avaliar a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.