Aula sobre A E Ha

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Explique aos alunos que a diferença entre "a" e "há" é uma das questões mais comuns em relação à ortografia na língua portuguesa e é importante dominar essa habilidade para escrever textos conforme a norma-padrão. Você pode trazer exemplos práticos, como: "Eu vou à praia” e "Há muitos anos que não vejo a minha avó".

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos frases, previamente selecionadas por você, com "a" e "há" trocados propositalmente e peça para que eles as identifiquem e expliquem a diferença entre as palavras.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos e peça para que eles criem um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação pelo estudante sobre a atividade.

  3. Etapa 3 - Ação

    Peça para que cada grupo crie uma história ou situação em que as palavras "a" e "há" sejam utilizadas corretamente em frases.

  4. Etapa 4 - Socialização

    Nesta etapa, cada grupo deve apresentar sua história ou situação para a turma e as frases devem ser escritas no quadro.

  5. Etapa 5 - Problematização

    Peça para os alunos analisarem as frases escritas no quadro e identificarem as palavras "a" e "há" e seus sentidos.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça uma revisão das frases escritas no quadro e reforce a importância de utilizar as palavras "a" e "há" na escrita conforme a norma-padrão.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Peça que os alunos utilizem o template de Dinâmica dos 3 Q’s criado por eles para avaliar a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de identificar e aplicar corretamente as palavras "a" e "há";
  • Desenvolver a habilidade de escrever textos corretamente, segundo a norma-padrão;
  • Trabalhar em equipe e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Identificação adequada das palavras "a" e "há";
  • Utilização adequada das palavras "a" e "há" em frases escritas pelos alunos;
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Explicar a diferença entre "a" e "há";
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos;
  • Orientar e auxiliar os grupos na criação das histórias ou situações;
  • Fazer a correção das frases escritas no quadro;
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar a diferença entre "a" e "há";
  • Trabalhar em equipe para criar a história ou situação;
  • Escrever frases utilizando adequadamente as palavras "a" e "há";
  • Apresentar a história ou situação para a turma;
  • Participar ativamente da atividade em grupo.