Aula sobre A E Ha

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Explique aos alunos a importância de diferenciar o uso de "a" e "há". Para isso, apresente exemplos práticos como "Eu vou à padaria" e "Há muito tempo não vou à padaria". Explique que o "a" indica uma direção ou destino, enquanto "há" indica um tempo passado.

  1. Etapa 1 - Objetivo da aula

    Apresente aos alunos o objetivo da aula que é desenvolver a habilidade deles em escrever textos conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e produção textual

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas e peça para pesquisarem sobre os usos corretos de "a" e "há". Depois, oriente os grupos a produzirem um texto de no máximo uma página, utilizando as regras aprendidas. O texto pode ser escrito à mão e em folha sulfite.


  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.


  4. Etapa 4 - Apresentação e avaliação

    Cada grupo deverá apresentar seu texto para a turma e os outros grupos deverão avaliar utilizando o template criado. Atente-se para o desempenho dos alunos e dê feedbacks individuais.

  5. Etapa 5 - Revisão textual e entrega dos textos

    Cada grupo deverá revisar seu próprio texto e corrigir possíveis erros. Os textos finais devem ser entregues ao professor para avaliação individual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão;
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os aluno;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica e reflexiva.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto;
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares;
  • Observar o desempenho dos alunos e dar feedbacks individuais.

Ações do aluno

  • Pesquisar e produzir um texto;
  • Criar um template de avaliação por pares;
  • Apresentar e avaliar os textos dos outros grupos;
  • Revisar e corrigir possíveis erros em seu próprio texto;
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.