Aula sobre A E Ha

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula contextualizando o tema, explicando a diferença entre "a" e "há" e sua aplicação na língua portuguesa. Utilize exemplos práticos como: frases de músicas, trechos de livros ou situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Perdas" e "Ganhos". Os alunos deverão identificar suas próprias dificuldades e as dos colegas em relação ao tema e como eles podem ajudar uns aos outros.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Em grupos, os alunos irão realizar um brainstorming, discutindo as principais dificuldades encontradas no uso adequado de "a" e "há". Os grupos deverão listar dúvidas e elaborar perguntas para serem respondidas nas próximas etapas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos irão pesquisar sobre as dúvidas levantadas no brainstorming, utilizando livros, dicionários, gramáticas e outros recursos analógicos disponíveis na sala de aula. Se houver a possibilidade de utilizarem recursos digitais, também podem utilizar. Os alunos deverão anotar as informações encontradas e compartilhar com o grupo.

  4. Etapa 4 - Síntese

    Os grupos irão sintetizar as informações coletadas e criar um material didático, como um cartaz ou um folder, que explique a diferença entre "a" e "há" e como aplicá-los adequadamente. Os materiais serão expostos na sala de aula para que todos possam consultar.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu material e responder às perguntas elaboradas na etapa 3. Professor, realize a mediação, a discussão e esclareça as dúvidas restantes.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e corrigir erros de construção sintática e morfológica;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações;
  • Aprender a trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas diferentes etapas do processo;
  • Qualidade do material didático elaborado;
  • Domínio dos conceitos e aplicação correta de "a" e "há";
  • Clareza na apresentação e resposta às perguntas.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e esclarecer as dúvidas;
  • Estimular a colaboração entre os alunos;
  • Avaliar e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar suas próprias dificuldades e as dos colegas;
  • Pesquisar e compartilhar informações;
  • Colaborar na elaboração do material didático.