Aula sobre A E Ha
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Explique aos alunos a necessidade de compreender a diferença entre as duas palavras para que os textos estejam conforme a norma-padrão.
Etapa 1 - Estudo de Caso
Convide os alunos a participarem da aula levantando hipóteses sobre a utilização das palavras segundo a norma-padrão. Em seguida, apresente um caso para que os alunos possam identificar as palavras "a" e "há" e compreenda a sua utilização adequada. O caso pode ser uma história ou situação criada pelo professor.Etapa 2 - Discussão em Grupo
Divida os alunos em grupos para discutirem a utilização adequada das palavras e criarem um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas com exemplos de frases utilizando as palavras "a" e "há".Etapa 3 - Template
Solicite que os alunos preencham o template criado com exemplos de frases utilizando as palavras "a" e "há".Etapa 4 - Apresentação dos Infográficos
Cada grupo irá apresentar o seu infográfico para a turma e explicar os exemplos de frases utilizados.Etapa 5 - Discussão em Grupo
A turma irá discutir sobre a importância da utilização, conforme a norma-padrão, das palavras "a" e "há" na escrita e como isso pode impactar na compreensão do texto.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da utilização das palavras segundo a norma-padrão.
Intencionalidades pedagógicas
- Reforçar a importância da utilização das palavras conforme a norma-padrão;
- Desenvolver habilidades de escrita na norma-padrão;
- Incentivar a participação dos alunos na aula;
- Trabalhar a percepção sobre a importância da gramática na escrita;
- Estimular a criatividade;
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos nas atividades propostas;
- Compreensão das diferenças de utilização das palavras;3\. Identificação conforme a norma-padrão das palavras "a" e "há";
- Coerência e coesão das frases;
- Qualidade da apresentação.
Ações do professor
- Apresentar o caso e dividir os alunos em grupos;
- Incentivar a participação e colaboração entre os grupos;
- Dar suporte e tirar dúvidas;
- Avaliar as apresentações;
- Fazer uma conclusão sobre o tema.
Ações do aluno
- Demonstrar compreensão da utilização das palavras conforme a norma-padrão;
- Criar um template de infográfico e preencher ele com exemplos de frases;
- Apresentar o infográfico e explicar os exemplos de frases utilizados;
- Participar da discussão, levantar hipóteses e apresentar argumentos.