Aula sobre A E Ha

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Explique aos alunos a necessidade de compreender a diferença entre as duas palavras para que os textos estejam conforme a norma-padrão.

  1. Etapa 1 - Estudo de Caso

    Convide os alunos a participarem da aula levantando hipóteses sobre a utilização das palavras segundo a norma-padrão. Em seguida, apresente um caso para que os alunos possam identificar as palavras "a" e "há" e compreenda a sua utilização adequada. O caso pode ser uma história ou situação criada pelo professor.

  2. Etapa 2 - Discussão em Grupo

    Divida os alunos em grupos para discutirem a utilização adequada das palavras e criarem um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas com exemplos de frases utilizando as palavras "a" e "há".

  3. Etapa 3 - Template

    Solicite que os alunos preencham o template criado com exemplos de frases utilizando as palavras "a" e "há".

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Infográficos

    Cada grupo irá apresentar o seu infográfico para a turma e explicar os exemplos de frases utilizados.


  5. Etapa 5 - Discussão em Grupo

    A turma irá discutir sobre a importância da utilização, conforme a norma-padrão, das palavras "a" e "há" na escrita e como isso pode impactar na compreensão do texto.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da utilização das palavras segundo a norma-padrão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reforçar a importância da utilização das palavras conforme a norma-padrão;
  • Desenvolver habilidades de escrita na norma-padrão;
  • Incentivar a participação dos alunos na aula;
  • Trabalhar a percepção sobre a importância da gramática na escrita;
  • Estimular a criatividade;

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades propostas;
  • Compreensão das diferenças de utilização das palavras;3\. Identificação conforme a norma-padrão das palavras "a" e "há";
  • Coerência e coesão das frases;
  • Qualidade da apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar o caso e dividir os alunos em grupos;
  • Incentivar a participação e colaboração entre os grupos;
  • Dar suporte e tirar dúvidas;
  • Avaliar as apresentações;
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Demonstrar compreensão da utilização das palavras conforme a norma-padrão;
  • Criar um template de infográfico e preencher ele com exemplos de frases;
  • Apresentar o infográfico e explicar os exemplos de frases utilizados;
  • Participar da discussão, levantar hipóteses e apresentar argumentos.