A escravidão no continente africano

Você já ouviu falar sobre escravidão? Sabia que a escravidão ocorreu de diferentes formas? Nesta aula de História você vai ver como ocorria no continente africano! 👨‍🏫


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Em relação à escravidão no continente africano e o modelo de escravidão adotado por Portugal no Brasil, podemos afirmar:

    A) Eram semelhantes. Os dois modelos de escravidão eram baseados na questão da cor da pele das pessoas que escravizadas.

    B) Eram diferentes. Enquanto Portugal adotava a escravidão como um trabalho obrigatório e forçado a algumas pessoas, na África os motivos para escravizar eram outros.

    C) Eram diferentes. Portugal escravizava prisioneiros de guerras, pessoas que tinham dívidas e era possível ficar livre; Na África os escravizados eram as pessoas capturadas das colônias.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    A escravidão é um tema que ainda é muito presente na sociedade atual, mesmo que de forma velada. É importante que os alunos compreendam que a escravidão não foi um fenômeno exclusivo do continente americano, mas que também ocorreu em outras partes do mundo, como na África. Nesta aula, os alunos irão aprender a diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo, por meio da metodologia ativa Design Sprint. Para isso, eles irão criar um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    A escravidão é um tema muito importante para a compreensão da história do continente africano e do mundo. É importante que os alunos entendam que a escravidão não é um fenômeno exclusivo da história do Brasil, mas que ela existiu em diversas partes do mundo e em diferentes épocas. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como a escravidão ainda está presente em nossa sociedade, como o trabalho infantil, a exploração de mão de obra em países subdesenvolvidos e a discriminação racial. Nesta aula, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema.

    Sala de aula invertida

    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    A escravidão é um tema importante e presente na história da humanidade. No continente africano, a escravidão foi uma prática comum por muitos séculos, e teve um grande impacto na formação da sociedade e cultura africanas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a escravidão no continente africano, diferenciando-a de outras formas de trabalho forçado, como a servidão e o trabalho livre. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as perspectivas dos envolvidos na escravidão.

    Design Thinking

    Atividade completa
  6. 6. Gamificação:

    A escravidão é um tema que ainda é muito presente na sociedade atual, mesmo que de forma velada. É importante que os alunos compreendam a diferença entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo para que possam entender como essas práticas influenciaram a formação da sociedade atual. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação para que os alunos possam criar um jogo que aborde o tema da escravidão no continente africano. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de diferenciar essas práticas e compreendam como elas influenciaram a história da humanidade.

    Gamificação

    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    A escravidão é um tema muito importante na história da humanidade e ainda é uma realidade em muitos lugares do mundo. No continente africano, a escravidão foi uma prática comum por muitos séculos, antes mesmo da chegada dos europeus. Nesta aula, vamos aprender sobre a escravidão no continente africano, diferenciando-a da servidão e do trabalho livre. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.

    Rotação por estações

    Atividade completa
  8. 8. Ensino Híbrido:

    A escravidão é um tema complexo e delicado, que infelizmente ainda é presente em muitas partes do mundo. No continente africano, a escravidão foi uma prática comum por muitos séculos, e teve um grande impacto na história e cultura do continente. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a escravidão no continente africano, diferenciando-a de outras formas de trabalho forçado, como a servidão e o trabalho livre. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, eles poderão acompanhar seu próprio processo de aprendizagem e se engajar mais com o conteúdo.

    Ensino Híbrido

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: