Aula sobre A Escravidao No Continente Africano

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A escravidão é um tema que ainda é muito presente na sociedade atual, mesmo que de forma velada. É importante que os alunos compreendam que a escravidão não foi um fenômeno exclusivo do continente americano, mas que também ocorreu em outras partes do mundo, como na África. Nesta aula, os alunos irão aprender a diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo, por meio da metodologia ativa Design Sprint. Para isso, eles irão criar um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Você irá apresentar aos alunos o conceito de escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo. Serão utilizados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre o tema, destacando as principais características de cada conceito. Eles poderão utilizar imagens, palavras-chave e frases curtas para representar suas ideias.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupos, os alunos irão discutir e selecionar as informações mais relevantes para a criação do template de design sprint. Eles deverão justificar suas escolhas e chegar a um consenso.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um template de design sprint com as informações selecionadas na etapa anterior. Eles poderão utilizar recursos como papel, canetas coloridas e post-its para criar um modelo visualmente atrativo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus templates de design sprint para a turma e receberão o seu feedback e dos colegas. Eles poderão fazer ajustes e melhorias em seus modelos, se necessário.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar as principais ideias da aula e dos conceitos trabalhados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a história da escravidão no mundo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Qualidade do template de design sprint criado pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do mapa mental e do template de design sprint.
  • Dar feedbacks construtivos aos grupos durante a apresentação dos templates.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do Design Sprint.
  • Colaborar com os colegas na seleção das informações mais relevantes.
  • Apresentar o template de design sprint criado pelo grupo para a turma.