Aula sobre A Escravidao No Continente Africano

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A escravidão é um tema importante e presente na história da humanidade. No continente africano, a escravidão foi uma prática comum por muitos séculos, e teve um grande impacto na formação da sociedade e cultura africanas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a escravidão no continente africano, diferenciando-a de outras formas de trabalho forçado, como a servidão e o trabalho livre. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as perspectivas dos envolvidos na escravidão.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Design Thinking. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Cada grupo irá criar um mapa de empatia sobre a perspectiva de um escravo africano. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Forneça materiais para a criação dos mapas, como papel, canetas e lápis de cor.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma e explicar as perspectivas do escravo africano. Em seguida, haverá uma discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre as perspectivas apresentadas.

  4. Etapa 4 - Diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre

    Apresente as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a participar da discussão.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Cada grupo irá criar um cartaz explicando as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre, utilizando exemplos práticos e didáticos. Forneça materiais para a criação dos cartazes, como papel, canetas e lápis de cor.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos cartazes

    Cada grupo irá apresentar seu cartaz para a turma e explicar as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre. Em seguida, haverá uma discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os cartazes apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os principais pontos aprendidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
  • Estimular a empatia e a compreensão das perspectivas dos envolvidos na escravidão.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade dos mapas de empatia e dos cartazes criados pelos grupos.
  • Compreensão das diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Design Thinking.
  • Fornecer materiais para a criação dos mapas de empatia e dos cartazes.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Apresentar as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre, utilizando exemplos práticos e didáticos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos aprendidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre a perspectiva de um escravo africano.
  • Criar um cartaz explicando as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas durante a aula.
  • Apresentar o mapa de empatia e o cartaz criados pelo grupo.