Aula sobre A Escravidao No Continente Africano

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A escravidão é um tema complexo e delicado, que infelizmente ainda é presente em muitas partes do mundo. No continente africano, a escravidão foi uma prática comum por muitos séculos, e teve um grande impacto na história e cultura do continente. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a escravidão no continente africano, diferenciando-a de outras formas de trabalho forçado, como a servidão e o trabalho livre. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, eles poderão acompanhar seu próprio processo de aprendizagem e se engajar mais com o conteúdo.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá introduzir o tema da aula, explicando o que é a escravidão e como ela se diferenciava de outras formas de trabalho forçado. Os alunos irão discutir em grupo o que já sabem sobre o assunto e o que gostariam de aprender.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a escravidão no continente africano, utilizando fontes confiáveis como livros e sites de instituições de pesquisa. Eles irão preencher o campo de Check-in em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que já sabem sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir o que aprenderam em suas pesquisas. Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma, e todos irão debater sobre as diferenças entre a escravidão, a servidão e o trabalho livre. Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam durante o debate.

  4. Etapa 4 - Análise de fontes

    Apresente aos alunos algumas fontes históricas, como documentos e imagens, relacionadas à escravidão no continente africano. Os alunos irão analisar essas fontes em grupo, discutindo o que elas revelam sobre a prática da escravidão na época. Eles irão preencher o campo de Check-in em seus templates de registro de aprendizagem, registrando suas observações sobre as fontes.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Os alunos irão produzir um texto individual sobre a escravidão no continente africano, utilizando as informações que pesquisaram e as fontes que analisaram. Você irá fornecer um roteiro para a produção do texto, que deve conter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam durante a produção do texto.

  6. Etapa 6 - Socialização dos textos

    Os alunos irão socializar seus textos com a turma, lendo-os em voz alta ou apresentando-os de outra forma. Você irá conduzir uma discussão sobre os textos, destacando as principais ideias e aprendizados dos alunos. Os alunos irão preencher o campo de Check-in em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam durante a socialização dos textos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Você irá fazer uma breve conclusão sobre a aula, destacando os principais aprendizados dos alunos e incentivando-os a continuar pesquisando sobre o tema. Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam durante a aula como um todo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
  • Estimular a pesquisa e análise crítica de fontes históricas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos argumentativos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do próprio processo de aprendizagem.
  • Promover o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
  • Qualidade da pesquisa e análise crítica de fontes históricas.
  • Coerência e clareza na produção do texto argumentativo.
  • Participação ativa dos alunos na construção do próprio processo de aprendizagem.
  • Participação construtiva dos alunos no debate e na troca de ideias.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Fornecer orientações claras sobre as etapas da aula e o uso do template de registro de aprendizagem.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Conduzir o debate e a análise crítica de fontes históricas de forma a incentivar a reflexão dos alunos.
  • Fornecer feedback construtivo sobre a produção de texto dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa e análise crítica de fontes históricas de forma cuidadosa e atenta.
  • Produzir um texto argumentativo coerente e claro.
  • Participar construtivamente do debate e da troca de ideias com os colegas.