Aula sobre A Escravidao No Continente Africano

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A escravidão é um tema muito importante na história da humanidade e ainda é uma realidade em muitos lugares do mundo. No continente africano, a escravidão foi uma prática comum por muitos séculos, antes mesmo da chegada dos europeus. Nesta aula, vamos aprender sobre a escravidão no continente africano, diferenciando-a da servidão e do trabalho livre. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema e contextualizar a escravidão no continente africano. Em seguida, irá explicar a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula. Prepare/indique os materiais para que os grupos possam pesquisar.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Leitura e interpretação de texto

    Os alunos irão ler um texto sobre a escravidão no continente africano e responder a algumas questões de interpretação. O objetivo é que os alunos compreendam as características da escravidão no continente africano.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Debate em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre. O objetivo é que os alunos compreendam as diferenças entre essas formas de trabalho.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Escravidão no Brasil colônia

    Os alunos irão discutir sobre a escravidão no Brasil e suas consequências para os dias atuais.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Reúna a turma e peça que cada grupo apresente as conclusões a que chegaram em suas estações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi aprendido na aula e reforçe a importância de diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre.

Intencionalidades pedagógicas

  • Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
  • Estimular a leitura e interpretação de texto.
  • Promover o debate em grupo.
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a estratégia através do jogo de tabuleiro.
  • Reforçar a importância de conhecer a história da escravidão no continente africano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão das diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre.
  • Habilidade em interpretar textos.
  • Habilidade em debater em grupo.
  • Desempenho no jogo de tabuleiro.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a escravidão no continente africano.
  • Explicar a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
  • Reforçar a importância de conhecer a história da escravidão no continente africano.

Ações do aluno

  • Participar ativamente nas atividades propostas.
  • Ler e interpretar textos.
  • Debater em grupo.
  • Jogar o jogo de tabuleiro.
  • Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.