Aula sobre A Escravidao No Continente Africano
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A escravidão é um tema muito importante na história da humanidade e ainda é uma realidade em muitos lugares do mundo. No continente africano, a escravidão foi uma prática comum por muitos séculos, antes mesmo da chegada dos europeus. Nesta aula, vamos aprender sobre a escravidão no continente africano, diferenciando-a da servidão e do trabalho livre. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema e contextualizar a escravidão no continente africano. Em seguida, irá explicar a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula. Prepare/indique os materiais para que os grupos possam pesquisar.Etapa 2 - Estação 1 - Leitura e interpretação de texto
Os alunos irão ler um texto sobre a escravidão no continente africano e responder a algumas questões de interpretação. O objetivo é que os alunos compreendam as características da escravidão no continente africano.Etapa 3 - Estação 2 - Debate em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre. O objetivo é que os alunos compreendam as diferenças entre essas formas de trabalho.Etapa 4 - Estação 3 - Escravidão no Brasil colônia
Os alunos irão discutir sobre a escravidão no Brasil e suas consequências para os dias atuais.Etapa 5 - Discussão
Reúna a turma e peça que cada grupo apresente as conclusões a que chegaram em suas estações.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi aprendido na aula e reforçe a importância de diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre.
Intencionalidades pedagógicas
- Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
- Estimular a leitura e interpretação de texto.
- Promover o debate em grupo.
- Desenvolver o raciocínio lógico e a estratégia através do jogo de tabuleiro.
- Reforçar a importância de conhecer a história da escravidão no continente africano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão das diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre.
- Habilidade em interpretar textos.
- Habilidade em debater em grupo.
- Desempenho no jogo de tabuleiro.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a escravidão no continente africano.
- Explicar a metodologia Rotação por estações e como ela será aplicada na aula.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Fazer uma síntese do que foi aprendido na aula.
- Reforçar a importância de conhecer a história da escravidão no continente africano.
Ações do aluno
- Participar ativamente nas atividades propostas.
- Ler e interpretar textos.
- Debater em grupo.
- Jogar o jogo de tabuleiro.
- Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.