Aula sobre A Escravidao No Continente Africano
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A escravidão é um tema muito importante para a compreensão da história do continente africano e do mundo. É importante que os alunos entendam que a escravidão não é um fenômeno exclusivo da história do Brasil, mas que ela existiu em diversas partes do mundo e em diferentes épocas. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como a escravidão ainda está presente em nossa sociedade, como o trabalho infantil, a exploração de mão de obra em países subdesenvolvidos e a discriminação racial. Nesta aula, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema.
Sala de aula invertida
Etapa 1 - Introdução
Você deve iniciar a aula explicando o que é a escravidão e como ela se desenvolveu no continente africano. É importante que os alunos entendam que a escravidão não é um fenômeno recente e que ela existiu em diferentes épocas e lugares. Você pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar o tema.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos devem assistir a um vídeo sobre a escravidão no continente africano e responder a algumas perguntas sobre o tema. O vídeo pode ser disponibilizado em uma plataforma online ou enviado por e-mail.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre a escravidão no continente africano. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deve orientar os alunos na criação do mapa e fornecer exemplos práticos.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. Você deve incentivar a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo sobre as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo. Você deve orientar a discussão e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.Etapa 6 - Conclusão
Você deve fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância de entender a história da escravidão para compreender a sociedade atual.
Intencionalidades pedagógicas
- Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
- Estimular a reflexão crítica sobre a história da escravidão no continente africano.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Qualidade do mapa conceitual criado.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Compreensão dos conceitos de escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
- Participação ativa na apresentação dos mapas conceituais.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica sobre o tema.
- Fornecer exemplos práticos sobre o tema.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância de entender a história da escravidão para compreender a sociedade atual.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre a escravidão no continente africano.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Refletir criticamente sobre o tema.