Aula sobre A Escravidao No Continente Africano

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A escravidão é um tema muito importante para a compreensão da história do continente africano e do mundo. É importante que os alunos entendam que a escravidão não é um fenômeno exclusivo da história do Brasil, mas que ela existiu em diversas partes do mundo e em diferentes épocas. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como a escravidão ainda está presente em nossa sociedade, como o trabalho infantil, a exploração de mão de obra em países subdesenvolvidos e a discriminação racial. Nesta aula, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deve iniciar a aula explicando o que é a escravidão e como ela se desenvolveu no continente africano. É importante que os alunos entendam que a escravidão não é um fenômeno recente e que ela existiu em diferentes épocas e lugares. Você pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem assistir a um vídeo sobre a escravidão no continente africano e responder a algumas perguntas sobre o tema. O vídeo pode ser disponibilizado em uma plataforma online ou enviado por e-mail.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre a escravidão no continente africano. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deve orientar os alunos na criação do mapa e fornecer exemplos práticos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. Você deve incentivar a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as diferenças entre escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo. Você deve orientar a discussão e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você deve fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância de entender a história da escravidão para compreender a sociedade atual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a história da escravidão no continente africano.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Compreensão dos conceitos de escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
  • Participação ativa na apresentação dos mapas conceituais.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Fornecer exemplos práticos sobre o tema.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância de entender a história da escravidão para compreender a sociedade atual.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a escravidão no continente africano.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Refletir criticamente sobre o tema.