Aula sobre A Escravidao No Periodo Pre Colonial

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A escravidão é um tema importante e presente na história do Brasil e do mundo. É importante que os alunos compreendam como a escravidão foi uma prática comum em diversas sociedades ao longo da história e como ela afetou a vida de milhões de pessoas. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia Design Sprint para desenvolver um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar o tema "A escravidão no período pré-colonial". Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como a escravidão ainda é uma realidade em muitos países, como o tráfico humano e a exploração de trabalhadores em condições precárias.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Você irá apresentar o tema "A escravidão no período pré-colonial" e explicar o que é a metodologia Design Sprint. Os alunos irão pesquisar sobre o tema e discutir em grupo o que já sabem sobre a escravidão.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental com as informações que encontraram sobre a escravidão no período pré-colonial. Você irá orientar os alunos a organizarem as informações de forma clara e objetiva.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher as informações mais relevantes para o tema e irão criar um roteiro para a apresentação do template.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar o template com as informações selecionadas. Você irá orientar os alunos a utilizarem recursos visuais para tornar o template mais atrativo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar o template para a turma e irão receber o seu feedback e dos colegas. Você irá avaliar a apresentação e o template criado pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e selecionar informações relevantes sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na apresentação do template.
  • Utilização de recursos visuais para tornar o template mais atrativo.
  • Seleção de informações relevantes sobre o tema.
  • Participação e colaboração dos alunos durante todas as etapas do Design Sprint.
  • Habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na utilização da metodologia Design Sprint.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar a apresentação e o template criado pelos alunos.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os alunos.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a importância do tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema "A escravidão no período pré-colonial".
  • Discutir em grupo o que já sabem sobre a escravidão.
  • Criar um mapa mental com as informações encontradas.
  • Selecionar as informações mais relevantes para o tema.
  • Criar o template com as informações selecionadas.