Aula sobre A Escravidao No Periodo Pre Colonial

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A escravidão é um tema importante e delicado na história do Brasil e do mundo. É importante que os alunos compreendam como a escravidão foi uma prática comum em diversas sociedades ao longo da história e como ela afetou a vida de milhões de pessoas. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia sobre a escravidão no período pré-colonial. Eles irão se colocar no lugar dos escravizados e tentar entender como era a vida deles naquela época. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá introduzir o tema da aula e explicar como a metodologia Design Thinking será utilizada. Apresente exemplos de como a escravidão era praticada no período pré-colonial e como ela afetou a vida dos escravizados.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre a escravidão no período pré-colonial. Eles irão se colocar no lugar dos escravizados e tentar entender como era a vida deles naquela época. O mapa de empatia deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações que coletaram no mapa de empatia. Eles irão compartilhar suas descobertas e tentar entender como a escravidão afetou a vida dos escravizados.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma. Você irá mediar a discussão e ajudar os alunos a entenderem como a escravidão afetou a vida dos escravizados.

  5. Etapa 5 - Análise crítica

    Os alunos irão analisar criticamente as informações apresentadas pelos grupos. Eles irão discutir como a escravidão afetou a vida dos escravizados e como ela ainda afeta a sociedade atual.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá concluir a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem refletindo sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
  • Estimular a empatia e a compreensão das diferentes perspectivas sobre a escravidão no período pré-colonial.
  • Incentivar a análise crítica e a reflexão sobre como a escravidão afetou a vida dos escravizados e como ela ainda afeta a sociedade atual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Contribuição significativa na discussão em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva das descobertas do grupo.
  • Análise crítica e reflexão sobre o tema.
  • Respeito às diferentes perspectivas e opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia Design Thinking.
  • Mediar a discussão em grupo e ajudar os alunos a entenderem como a escravidão afetou a vida dos escravizados.
  • Estimular a análise crítica e a reflexão sobre o tema.
  • Incentivar a participação ativa de todos os alunos.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre a escravidão no período pré-colonial.
  • Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia.
  • Apresentar as descobertas do grupo para a turma.
  • Analisar criticamente as informações apresentadas pelos grupos.
  • Refletir sobre como a escravidão afetou a vida dos escravizados e como ela ainda afeta a sociedade atual.