Aula sobre A Escravidao No Periodo Pre Colonial

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A escravidão é um tema importante e delicado na história do Brasil e do mundo. É importante que os alunos compreendam como a escravidão foi uma prática comum em diversas sociedades ao longo da história e como ela afetou a vida de milhões de pessoas. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir a escravidão no período pré-colonial. Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia MDC será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e receberão o tema para discussão.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão 20 minutos para pesquisar sobre o tema e seus subtópicos. Você pode disponibilizar materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos terão 30 minutos para debater o tema e seus subtópicos. Incentive a participação de todos os alunos e garantir que o debate seja respeitoso e construtivo.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Cada grupo terá 20 minutos para criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seu template de avaliação por rubrica. Você deve incentivar a participação de todos os alunos e garantir que as apresentações sejam respeitosas e construtivas.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Você irá conduzir uma discussão final sobre o tema e seus subtópicos. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de avaliação por rubrica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Qualidade do template de avaliação por rubrica criado.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia MDC e como ela será utilizada na aula.
  • Incentivar a participação de todos os alunos no debate e nas apresentações.
  • Garantir que o debate seja respeitoso e construtivo.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rubrica de qualidade.