Aula sobre A Escravidao No Periodo Pre Colonial

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A escravidão é um tema que ainda gera muita discussão e reflexão na sociedade atual. É importante que os alunos compreendam como esse sistema foi construído e como ele afetou a vida de milhões de pessoas. Para isso, nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema. Serão abordados os seguintes subtópicos: a escravidão no período pré-colonial, as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente. É importante que os alunos compreendam a complexidade desse tema e como ele ainda afeta a sociedade atual.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a importância de estudar a escravidão no período pré-colonial. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - A escravidão no período pré-colonial

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre a escravidão no período pré-colonial, identificando as principais características desse sistema e como ele se desenvolveu. Eles poderão utilizar livros, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa. Ao final, deverão apresentar um resumo do que foi aprendido para os demais grupos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - As dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas, identificando as principais rotas comerciais e os produtos mais comercializados. Eles poderão utilizar livros, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa. Ao final, deverão apresentar um resumo do que foi aprendido para os demais grupos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - As interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre as interações das sociedades americanas e africanas com outras sociedades do Ocidente e do Oriente, identificando as principais rotas comerciais e os produtos mais comercializados. Eles poderão utilizar livros, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa. Ao final, deverão apresentar um resumo do que foi aprendido para os demais grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Reúna a turma e peça para que cada grupo apresente as conclusões a que chegaram em suas estações. Ressalte como essa questão impacta nossos dias atuais.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Em seguida, faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforce os objetivos da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações confiáveis.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações apresentadas nas estações.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resumos.
  • Reflexão sobre o tema e sua aplicação na sociedade atual.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre a metodologia utilizada.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações confiáveis.
  • Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão sobre o tema.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema, destacando os principais pontos abordados pelos alunos em cada estação.
  • Estimular a reflexão sobre o que foi aprendido e como esse conhecimento pode ser aplicado na sociedade atual.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e utilizando fontes confiáveis.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva.
  • Participar da reflexão sobre o tema e sua aplicação na sociedade atual.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.