Aula sobre A Escravidao No Periodo Pre Colonial

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A escravidão é um tema importante e delicado na história do Brasil e do mundo. É importante que os alunos compreendam como a escravidão foi uma prática comum em diversas sociedades ao longo da história e como ela afetou a vida de milhões de pessoas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a escravidão no período pré-colonial, ou seja, antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Eles irão entender como a escravidão era praticada em sociedades africanas e americanas e como essas sociedades interagiam com outras sociedades do Ocidente e do Oriente. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e contextualizar a escravidão no período pré-colonial. Ele pode utilizar imagens, vídeos ou textos para ilustrar o tema. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a escravidão no período pré-colonial em grupos. Eles podem utilizar livros, artigos, sites ou outros materiais disponíveis na internet. Você deve orientar os alunos sobre como fazer uma pesquisa eficiente e como selecionar as informações mais relevantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão se reunir para discutir as informações que encontraram em suas pesquisas. Você deve incentivar a participação de todos os alunos e mediar a discussão para que ela seja produtiva e respeitosa.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Eles devem utilizar as informações que encontraram em suas pesquisas para preencher o template. Você deve orientar os alunos sobre como utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma. Você deve incentivar a participação de todos os alunos e mediar a discussão para que ela seja produtiva e respeitosa.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você irá fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos abordados. Ele pode utilizar uma atividade de reflexão para que os alunos expressem suas opiniões sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas.
  • Analisar as interações entre as sociedades americanas e africanas com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Utilização eficiente da Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação.
  • Apresentação clara e objetiva do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre como fazer uma pesquisa eficiente.
  • Mediar a discussão em grupo para que ela seja produtiva e respeitosa.
  • Orientar os alunos sobre como utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com informações relevantes sobre a escravidão no período pré-colonial.
  • Utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação.