Aula sobre A Escravidao No Periodo Pre Colonial
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A escravidão é um tema importante e delicado na história do Brasil e do mundo. É importante que os alunos compreendam como a escravidão foi uma prática comum em diversas sociedades ao longo da história e como ela afetou a vida de milhões de pessoas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a escravidão no período pré-colonial, ou seja, antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Eles irão entender como a escravidão era praticada em sociedades africanas e americanas e como essas sociedades interagiam com outras sociedades do Ocidente e do Oriente. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Sala de aula invertida
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema da aula e contextualizar a escravidão no período pré-colonial. Ele pode utilizar imagens, vídeos ou textos para ilustrar o tema. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre a escravidão no período pré-colonial em grupos. Eles podem utilizar livros, artigos, sites ou outros materiais disponíveis na internet. Você deve orientar os alunos sobre como fazer uma pesquisa eficiente e como selecionar as informações mais relevantes.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os grupos irão se reunir para discutir as informações que encontraram em suas pesquisas. Você deve incentivar a participação de todos os alunos e mediar a discussão para que ela seja produtiva e respeitosa.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Eles devem utilizar as informações que encontraram em suas pesquisas para preencher o template. Você deve orientar os alunos sobre como utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template para a turma. Você deve incentivar a participação de todos os alunos e mediar a discussão para que ela seja produtiva e respeitosa.Etapa 6 - Conclusão
Você irá fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos abordados. Ele pode utilizar uma atividade de reflexão para que os alunos expressem suas opiniões sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas.
- Analisar as interações entre as sociedades americanas e africanas com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
- Utilização eficiente da Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação.
- Apresentação clara e objetiva do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre como fazer uma pesquisa eficiente.
- Mediar a discussão em grupo para que ela seja produtiva e respeitosa.
- Orientar os alunos sobre como utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com informações relevantes sobre a escravidão no período pré-colonial.
- Utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação.