Aula sobre A Escultura Romana

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A escultura romana é um dos elementos mais marcantes da cultura romana. Ela era utilizada como forma de representar figuras importantes, como políticos, líderes militares e imperadores. Além disso, a escultura romana também era utilizada como forma de decorar edifícios públicos e templos religiosos. Os alunos irão conhecer um pouco mais sobre a história da escultura romana e como ela influenciou a arte em outras épocas. Será utilizada a metodologia Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da escultura romana na história da arte. Os alunos farão uma pesquisa prévia sobre o tema e compartilharão suas descobertas com a turma.

  2. Etapa 2 - Contextualização histórica

    Apresente um panorama histórico sobre a escultura romana, destacando suas características e influências. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Análise de esculturas romanas

    Os alunos analisarão imagens de esculturas romanas e farão anotações sobre suas características e simbolismos. Utilize recursos digitais para apresentar as imagens.

  4. Etapa 4 - Criação de esculturas

    Os alunos serão divididos em grupos e criarão esculturas inspiradas na arte romana, utilizando materiais disponíveis em sala de aula. Dê dicas e orientações sobre técnicas e materiais.

  5. Etapa 5 - Apresentação das esculturas

    Cada grupo apresentará sua escultura e explicará suas inspirações e técnicas utilizadas. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre a influência da escultura romana

    Conduza uma discussão sobre a influência da escultura romana na arte em outras épocas e culturas. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e registrarão suas conclusões em seus templates de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Ampliar o repertório cultural e histórico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de análise e interpretação de obras de arte.
  • Criatividade e habilidade técnica na criação de esculturas.
  • Registro adequado das anotações e reflexões no template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a história da arte romana.
  • Orientar os alunos na análise de obras de arte e na criação de esculturas.
  • Conduzir uma discussão sobre a influência da arte romana em outras épocas e culturas.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa prévia sobre o tema.
  • Analisar obras de arte e fazer anotações em seu template de registro de aprendizagem.
  • Criar esculturas inspiradas na arte romana e apresentá-las para a turma.