Aula sobre A Escultura Romana

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A escultura romana é uma das mais importantes manifestações artísticas da Antiguidade Clássica. Ela se desenvolveu a partir da influência da arte grega, mas com características próprias, como a valorização do realismo e da expressão emocional. Nesta atividade, os alunos irão conhecer as principais características da escultura romana e produzir um mapa de registro gamificado sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A escultura romana é uma das mais importantes manifestações artísticas da Antiguidade Clássica. Ela se desenvolveu a partir da influência da arte grega, mas com características próprias, como a valorização do realismo e da expressão emocional. Nesta atividade, os alunos irão conhecer as principais características da escultura romana e produzir um mapa de registro gamificado sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente a escultura romana aos alunos, mostrando imagens de algumas obras e explicando suas características principais. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para criar um mapa de registro gamificado sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Definição do Jogo

    Cada grupo deverá definir o nome do jogo e o objetivo principal, que deve estar relacionado à escultura romana.

  4. Etapa 4 - Desafios do Jogo

    Os grupos deverão criar desafios que os jogadores deverão superar para avançar no jogo. Esses desafios devem estar relacionados à escultura romana e podem incluir perguntas sobre obras e artistas, atividades práticas de desenho ou modelagem, entre outras.

  5. Etapa 5 - Níveis

    Os grupos deverão definir quantos níveis o jogo terá e quais serão as características de cada um deles. Os níveis devem ser progressivamente mais desafiadores.

  6. Etapa 6 - Esquema de Recompensas

    Os grupos deverão criar um esquema de recompensas para os jogadores que conseguirem superar os desafios. As recompensas podem ser pontos, medalhas, certificados, entre outros.

  7. Etapa 7 - Informações para o Público Final

    Os grupos deverão criar um texto explicando as características do jogo e por que ele é interessante e será um sucesso. Esse texto deve ser direcionado aos jogadores.

  8. Etapa 8 - Apresentação dos Jogos

    Cada grupo deverá apresentar seu jogo para a turma, explicando as características e desafios de cada nível. Ao final, os alunos deverão avaliar os jogos dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa sobre a escultura romana.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação do jogo gamificado.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre o nome do jogo e o objetivo proposto.
  • Desafios criativos e relacionados à escultura romana.
  • Esquema de recompensas adequado e motivador.
  • Texto explicativo, claro e objetivo.
  • Apresentação do jogo de forma clara e organizada.

Ações do professor

  • Apresentar a escultura romana e suas características principais.
  • Orientar os grupos na criação do jogo gamificado.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a escultura romana e suas características.
  • Criar um jogo gamificado sobre o tema.
  • Apresentar o jogo para a turma e avaliar os jogos dos colegas.