Aula sobre A Escultura Romana
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A escultura romana é uma das mais importantes manifestações artísticas da Antiguidade Clássica. Ela se desenvolveu a partir da influência da arte grega, mas com características próprias, como a valorização do realismo e da expressão emocional. Nesta atividade, os alunos irão conhecer as principais características da escultura romana e produzir um mapa de registro gamificado sobre o tema.
Etapa 1 - Contextualização
A escultura romana é uma das mais importantes manifestações artísticas da Antiguidade Clássica. Ela se desenvolveu a partir da influência da arte grega, mas com características próprias, como a valorização do realismo e da expressão emocional. Nesta atividade, os alunos irão conhecer as principais características da escultura romana e produzir um mapa de registro gamificado sobre o tema.Etapa 2 - Introdução
Apresente a escultura romana aos alunos, mostrando imagens de algumas obras e explicando suas características principais. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para criar um mapa de registro gamificado sobre o tema.Etapa 3 - Definição do Jogo
Cada grupo deverá definir o nome do jogo e o objetivo principal, que deve estar relacionado à escultura romana.Etapa 4 - Desafios do Jogo
Os grupos deverão criar desafios que os jogadores deverão superar para avançar no jogo. Esses desafios devem estar relacionados à escultura romana e podem incluir perguntas sobre obras e artistas, atividades práticas de desenho ou modelagem, entre outras.Etapa 5 - Níveis
Os grupos deverão definir quantos níveis o jogo terá e quais serão as características de cada um deles. Os níveis devem ser progressivamente mais desafiadores.Etapa 6 - Esquema de Recompensas
Os grupos deverão criar um esquema de recompensas para os jogadores que conseguirem superar os desafios. As recompensas podem ser pontos, medalhas, certificados, entre outros.Etapa 7 - Informações para o Público Final
Os grupos deverão criar um texto explicando as características do jogo e por que ele é interessante e será um sucesso. Esse texto deve ser direcionado aos jogadores.Etapa 8 - Apresentação dos Jogos
Cada grupo deverá apresentar seu jogo para a turma, explicando as características e desafios de cada nível. Ao final, os alunos deverão avaliar os jogos dos colegas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa sobre a escultura romana.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação do jogo gamificado.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência entre o nome do jogo e o objetivo proposto.
- Desafios criativos e relacionados à escultura romana.
- Esquema de recompensas adequado e motivador.
- Texto explicativo, claro e objetivo.
- Apresentação do jogo de forma clara e organizada.
Ações do professor
- Apresentar a escultura romana e suas características principais.
- Orientar os grupos na criação do jogo gamificado.
- Avaliar os jogos criados pelos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a escultura romana e suas características.
- Criar um jogo gamificado sobre o tema.
- Apresentar o jogo para a turma e avaliar os jogos dos colegas.