Aula sobre A Escultura Romana

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A escultura romana é uma das mais importantes manifestações artísticas da Antiguidade Clássica. Ela se desenvolveu a partir da influência da arte grega, mas com características próprias, como a preocupação com a representação realista de figuras humanas e a utilização de materiais como o bronze e o mármore. Sendo assim, os alunos irão aprender sobre as principais características da escultura romana e sua importância para a história da arte.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A escultura romana é uma das mais importantes manifestações artísticas da Antiguidade Clássica. Ela se desenvolveu a partir da influência da arte grega, mas com características próprias, como a preocupação com a representação realista de figuras humanas e a utilização de materiais como o bronze e o mármore. Sendo assim, os alunos irão aprender sobre as principais características da escultura romana e sua importância para a história da arte.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula (10 minutos)

    Contextualize o tema da aula e apresente os objetivos a serem alcançados pelos alunos.

    Dica: Pergunte aos alunos o que eles entendem sobre esse conteúdo e anote no quadro esses pontos. Ao término do debate e da explicação, retorne ao quadro para fazer uma verificação de entendimento dos pontos abordados no início da aula.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo sobre as características da escultura romana (20 minutos)

    Conduza uma discussão em grupo sobre as principais características da escultura romana. Aproveite para apresentar alguns pontos que provoquem dúvidas e curiosidade dos alunos.

  4. Etapa 4 - Análise individual de obras de arte (10 minutos)

    Distribua imagens de obras de arte romanas para que os alunos as analisem individualmente. Caso não seja possível imprimir para todos os alunos, entregue por filas e peça que eles observem as imagens, anotem o que chamou atenção e passe para seu colega.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rubrica (10 minutos)

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica contendo os critério Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar as obras de arte selecionadas.

  6. Etapa 6 - Debate crítico sobre as obras de arte selecionadas pelos alunos (20 minutos)

    Os alunos irão apresentar as obras de arte selecionadas e conduzir um debate crítico sobre elas, utilizando o modelo de avaliação criado na etapa anterior. Nessa etapa, os alunos devem discutir, com base no modelo desenvolvido, quais pontos relevantes para escolha dessa obra, relacionar a obra com a temática da aula, imaginar e refletir sobre o que os artistas levaram para construir essa determinada obra.

  7. Etapa 7 - Pesquisa complementar (10 minutos)

    Os alunos irão realizar pesquisas complementares sobre o tema da aula, utilizando jornais, revistas, e se possível, a internet.

  8. Etapa 8 - Encerramento (10 minutos)

    Faça uma síntese da aula e reforçar os objetivos alcançados pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de obras de arte;
  • Ampliar o repertório criativo dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de percepção estética das obras.

Critérios de avaliação

  • Identificação das principais características da escultura romana;
  • Análise crítica de obras de arte;
  • Participação nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar a contextualização do tema e os objetivos da aula;
  • Propor uma discussão em grupo sobre as principais características da escultura romana;
  • Distribuir imagens de obras de arte e pedir que os alunos as analisem individualmente;
  • Orientar a criação do modelo de avaliação por rubrica;
  • Conduzir o debate crítico sobre as obras de arte selecionadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo sobre as características da escultura romana;
  • Analisar individualmente as imagens de obras de arte distribuídas pelo professor;
  • Criar o modelo de avaliação por rubrica;
  • Participar do debate crítico sobre as obras de arte selecionadas pelos alunos;
  • Realizar pesquisas complementares sobre o tema.