Aula sobre A Flexibilizacao Das Leis Trabalhistas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A flexibilização das leis trabalhistas é um tema atual e polêmico que gera muitas discussões na sociedade. A partir da década de 1990, muitos países da América Latina adotaram políticas econômicas neoliberais que incluíam a flexibilização das leis trabalhistas. Essas políticas foram justificadas como necessárias para aumentar a competitividade das empresas e gerar empregos, mas também geraram impactos sociais negativos, como a precarização do trabalho e a redução dos direitos trabalhistas. O objetivo é discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente o problema central da aula: “Por que a flexibilização das leis trabalhistas é adotada em muitos países da América Latina e quais são seus impactos sociais?”.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Organize os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Assim eles conseguiram discutir sobre a pergunta de maneira mais colaborativa e participativa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre um país da América Latina que adotou a flexibilização das leis trabalhistas e seus impactos sociais. Oriente a busca por informações em livros, jornais, revistas e outros materiais disponíveis na escola.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações coletadas e elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos que bom, que pena, que tal. Nesse template, os alunos devem registrar os pontos positivos e negativos da flexibilização das leis trabalhistas e propor soluções para minimizar os impactos negativos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após as apresentações, promova um debate com a turma sobre as diferentes políticas econômicas adotadas na América Latina e seus impactos sociais.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula destacando a importância da reflexão crítica sobre as políticas econômicas adotadas na América Latina e seus impactos sociais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre as políticas econômicas adotadas na América Latina e seus impactos sociais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
  • Elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, que pena, que tal.
  • Apresentação clara e objetiva das conclusões do grupo.
  • Participação ativa no debate promovido pelo professor.
  • Reflexão crítica sobre as políticas econômicas adotadas na América Latina e seus impactos sociais.

Ações do professor

  • Apresentar o problema central da aula e orientar os alunos na pesquisa.
  • Organizar os grupos e acompanhar a discussão em grupo.
  • Promover o debate e a reflexão crítica sobre o tema.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.
  • Concluir a aula destacando a importância da reflexão crítica sobre as políticas econômicas adotadas na América Latina e seus impactos sociais.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o país designado pelo grupo.
  • Discutir em grupo as informações coletadas e elaborar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar as conclusões do grupo para a turma.
  • Participar ativamente do debate promovido pelo professor.
  • Refletir criticamente sobre as políticas econômicas adotadas na América Latina e seus impactos sociais.