Aula sobre A Flexibilizacao Das Leis Trabalhistas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O tema da flexibilização das leis trabalhistas é um assunto atual e relevante para os estudantes, ao tratar de questões que afetam diretamente a vida dos trabalhadores e da sociedade em geral. Através desta atividade, os alunos terão a oportunidade de discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e seus objetivos, explicando a importância de discutir as políticas econômicas e seus impactos sociais. Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo deve escolher um país da América Latina para estudar.Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos devem pesquisar sobre o país escolhido, buscando informações sobre a legislação trabalhista, as políticas econômicas adotadas e seus impactos sociais.Etapa 3 - Análise dos dados
Oriente a análise das informações coletadas. É preciso que os estudantes identifiquem as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.Etapa 4 - Elaboração do template de avaliação por pares
Os grupos devem elaborar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Preparação da apresentação
Os grupos devem preparar a apresentação dos resultados da pesquisa e da análise dos dados, utilizando o template de avaliação por pares elaborado na etapa anterior.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Os grupos devem apresentar os resultados da pesquisa e da análise dos dados para a turma, utilizando o template de avaliação por pares elaborado na etapa anterior.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre o tema e os resultados da atividade. Estimule os alunos a discutirem sobre as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
- Estimular a cooperação e o trabalho em equipe.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica.
- Desenvolver a capacidade de argumentação, comunicação e trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Desempenho geral e organização do grupo.
- Qualidade da pesquisa e relevância das informações coletadas.
- Qualidade da análise e exposição dos dados.
- Participação na discussão e coerência dos argumentos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus objetivos e explicar os critérios de avaliação.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os grupos na escolha do país a ser estudado.
- Estimular a participação dos alunos na discussão e o trabalho em equipe.
- Esclarecer dúvidas sobre o tema.
Ações do aluno
- Identificar as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
- Pesquisar sobre o país escolhido.
- Analisar as informações coletadas.
- Participar da discussão sobre o tema e os resultados da atividade.
- Argumentar coerentemente e apresentar os resultados de forma clara e objetiva.