Aula sobre A Flexibilizacao Das Leis Trabalhistas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A flexibilização das leis trabalhistas é um tema atual e importante para ser discutido em sala de aula. É comum encontrarmos notícias sobre o assunto na mídia e muitas vezes os estudantes já possuem algum conhecimento prévio sobre o tema. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema, desenvolvendo suas habilidades de discussão e análise crítica. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para que os estudantes possam compreender melhor as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.

Aprendizagem Entre Pares


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você iniciará a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Será explicado o que é a flexibilização das leis trabalhistas e quais são os principais motivos que levam a sua adoção.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em duplas

    Os alunos serão divididos em duplas para que possam trabalhar juntos na atividade seguinte.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada dupla deverá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos poderão utilizar lápis e papel para criar o mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla apresentará seu mapa conceitual para a turma. Você irá mediar a discussão e os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas conceituais, será aberta uma discussão em grupo sobre o tema. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e ideias sobre a flexibilização das leis trabalhistas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você fará uma conclusão sobre a aula e reforçará a importância de discutir temas atuais e relevantes em sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos por meio da criação de um mapa conceitual.
  • Fortalecer a habilidade de trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade dos mapas conceituais criados pelas duplas.
  • Capacidade de síntese e clareza na apresentação dos mapas conceituais.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância de discutir temas atuais e relevantes em sala de aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.