Aula sobre A Flexibilizacao Das Leis Trabalhistas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A flexibilização das leis trabalhistas é um tema atual e polêmico que gera muitas discussões na sociedade. A partir da década de 1990, muitos países da América Latina adotaram políticas neoliberais que visavam a flexibilização das leis trabalhistas, visando aumentar a competitividade das empresas e atrair investimentos estrangeiros. No entanto, essa medida gerou impactos sociais significativos, como a precarização do trabalho e a redução dos direitos trabalhistas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. É importante que os estudantes compreendam a importância do assunto e como ele está relacionado com a realidade em que vivem.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Separe a turma em quatro grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:

    Estação 1 - Leitura e análise de texto:

    Nessa estação, os alunos deverão ler e analisar um texto sobre a flexibilização das leis trabalhistas. Você pode selecionar um texto que apresente diferentes pontos de vista sobre o tema, para os estudantes compreenderem as diferentes perspectivas.

    Estação 2 - Debate em grupo:

    Na segunda estação, os alunos deverão discutir em grupo as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região. Forneça algumas perguntas orientadoras para ajudar na discussão.

    Estação 3 - Vídeos:

    Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre flexibilização das leis trabalhistas e terão que discutir seus pontos de vista sobre o tema. Eles podem usar o vídeo como base para iniciar a discussão.

    Estação 4 - Análise de dados:

    Os alunos devem analisar dados sobre o mercado de trabalho e a flexibilização das leis trabalhistas em diferentes países e regiões. Eles devem usar ferramentas estatísticas para criar gráficos e tabelas que ajudem a visualizar as tendências e comparar os dados.

    Estação 5 - Simulação de debate:

    Nesta estação, os alunos terão que simular uma situação de negociação entre um empregador e um empregado para discutir as possibilidades de flexibilização. Cada aluno será designado para representar um papel e eles terão que discutir as possibilidades de acordo.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do tema e das diferentes perspectivas apresentadas.
  • Capacidade de argumentação e debate.

Ações do professor

  • Preparar as estações para as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e mediar o debate.
  • Fornecer feedbacks aos alunos sobre sua participação e desempenho.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as estações.
  • Contribuição para o debate em grupo sobre as motivações e impactos das políticas econômicas na América Latina.