Aula sobre A Flexibilizacao Das Leis Trabalhistas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A flexibilização das leis trabalhistas é um tema atual e que tem gerado muitas discussões na sociedade. É importante que os alunos compreendam o impacto que essa flexibilização pode ter na vida dos trabalhadores e na economia do país. Para isso, é necessário que eles entendam o que são as leis trabalhistas e como elas funcionam atualmente. Você pode utilizar exemplos práticos, como notícias de jornais, para contextualizar o tema e mostrar como ele pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Sala de aula invertida
Etapa 1 - Introdução
Você deve iniciar a aula com uma roda de conversa para que os alunos possam expressar suas opiniões e conhecimentos prévios sobre as leis trabalhistas. Em seguida, deve apresentar o tema e explicar o que são as leis trabalhistas e como elas funcionam atualmente.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre a flexibilização das leis trabalhistas e seus impactos sociais e econômicos. Você pode disponibilizar materiais de pesquisa, como textos, vídeos e infográficos.Etapa 3 - Debate em grupo
Os alunos devem se dividir em grupos para discutir as informações pesquisadas e elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo deve apresentar seu template e explicar as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.Discussão em sala
Após as apresentações, a turma deve discutir as diferentes visões apresentadas e refletir sobre as consequências da flexibilização das leis trabalhistas.
Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforçar a importância de discutir os impactos das políticas econômicas na sociedade.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação na roda de conversa.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs elaborado pelos grupos.
- Participação na discussão em sala.
- Coerência e clareza na apresentação do template.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar as leis trabalhistas.
- Disponibilizar materiais de pesquisa.
- Orientar os alunos na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Mediar a discussão em sala.
- Fazer uma síntese da aula.
Ações do aluno
- Participar da roda de conversa.
- Realizar a pesquisa sobre a flexibilização das leis trabalhistas e seus impactos sociais e econômicos.
- Elaborar o template de Dinâmica dos 3 Qs em grupo.
- Apresentar o template e explicar as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
- Participar da discussão em sala.