Aula sobre A Geopolitica Norte Americana

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A geopolítica norte-americana é um tema relevante e presente no cotidiano dos estudantes, pois a posição dos Estados Unidos como líder global tem impacto em diversos aspectos, desde a economia até a política internacional. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver habilidades de análise e avaliação crítica. Para isso, os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, avaliando os grupos de acordo com critérios específicos, como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique como será a atividade. Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas e cada grupo irá escolher um subtema para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o subtema escolhido pelo grupo e organizar as informações em um documento compartilhado.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas e definir os pontos principais que serão apresentados.

  4. Etapa 4 - Elaboração do modelo de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar o subtema escolhido e será avaliado pelos outros grupos segundo o modelo criado.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Ao final das apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os pontos positivos e negativos da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e avaliação crítica.
  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos.
  • Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
  • Estimular o interesse dos alunos pelo tema.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Orientar os alunos na pesquisa e organização das informações.
  • Acompanhar a elaboração do modelo de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar e organizar informações sobre o subtema escolhido.
  • Discutir em grupo as informações coletadas e definir os pontos principais que serão apresentados.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar o subtema escolhido e avaliar os outros grupos segundo o modelo criado.
  • Participar da discussão final sobre a metodologia utilizada.