Aula sobre A Geopolitica Norte Americana
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A geopolítica norte-americana é um tema de grande relevância para entender as relações internacionais e a posição dos Estados Unidos no cenário mundial. Nesta atividade, os estudantes serão desafiados a desenvolver um mapa de empatia para entender como os Estados Unidos são vistos por diferentes países e grupos sociais. Para isso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a influência dos Estados Unidos na economia global, a relação com a China e o Brasil, e a política externa norte-americana. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância da geopolítica norte-americana para as relações internacionais. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 2 - Introdução
Explique a atividade e como ela pode ser aplicado na análise da geopolítica norte-americana. Será apresentado um exemplo prático de como esse tipo de atividade pode ser utilizado para solucionar problemas.Etapa 3 - Criação do mapa de empatia
Os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo irá criar um mapa de empatia com base na análise da geopolítica norte-americana. Cada grupo irá escolher um país ou grupo social para analisar.Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e explicar como o país ou grupo social analisado vê os Estados Unidos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os estudantes irão discutir em grupo as diferentes visões apresentadas nos mapas de empatia e como elas podem influenciar as relações internacionais.Etapa 6 - Conclusão
Conclua reforçando a importância da análise da geopolítica norte-americana e como esse tipo de atividade pode ser utilizado para solucionar problemas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos estudantes sobre a geopolítica norte-americana.
- Estimular a criatividade e a inovação dos estudantes na criação do mapa de empatia.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos estudantes na criação do mapa de empatia.
- Qualidade da análise apresentada no mapa de empatia.
- Participação ativa dos estudantes na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre a geopolítica norte-americana.
- Explicar a atividade e como ela pode ser aplicada na análise da geopolítica norte-americana.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia com base na análise da geopolítica norte-americana.
- Apresentar o mapa de empatia e explicar como o país ou grupo social analisado vê os Estados Unidos.
- Discutir em grupo as diferentes visões apresentadas nos mapas de empatia e como elas podem influenciar as relações internacionais.