Aula sobre A Geopolitica Norte Americana

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A geopolítica norte-americana é um tema de grande relevância para entendermos a posição dos Estados Unidos no cenário internacional e sua relação com outros países, como a China e o Brasil. Essa atividade busca desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica dos alunos. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a política externa dos Estados Unidos influencia diretamente a economia e a política de outros países, como a guerra comercial com a China e o impacto na economia brasileira.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e definição dos grupos de debate.

    Apresente o tema da atividade e divida a turma em grupos de três a cinco alunos. Cada grupo irá escolher um subtema para debater.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e elaboração de argumentos.

    Os grupos terão um tempo para pesquisar e elaborar seus argumentos. Forneça materiais de apoio, como artigos e vídeos, para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Elaboração do modelo de avaliação por rubrica.

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos colegas.

  4. Etapa 4 - Debate em sala de aula.

    Os grupos irão apresentar seus argumentos e debater entre si, com a sua mediação. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentação e réplica.

  5. Etapa 5 - Autoavaliação e avaliação dos colegas.

    Ao final do debate, os alunos irão se autoavaliar e avaliar os colegas segundo o modelo de avaliação por rubrica criado por cada grupo.

  6. Etapa 6 - Conclusão e reflexão.

    Conduza uma reflexão sobre o tema e o processo de debate, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e considerações finais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações.
  • Fomentar a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Incentivar a reflexão sobre a política internacional e suas implicações na economia e na política brasileira.

Critérios de avaliação

  • Apresentação clara e objetiva dos argumentos.
  • Uso de fontes confiáveis e relevantes para a pesquisa.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Autoavaliação e avaliação dos colegas segundo o modelo de avaliação por rubrica criado pelo grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar o debate entre os grupos.
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
  • Incentivar a participação de todos os alunos.
  • Conduzir a reflexão final sobre o tema e o processo de debate.

Ações do aluno

  • Pesquisar e elaborar argumentos relevantes.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar e utilizar o modelo de avaliação por rubrica.
  • Autoavaliar e avaliar os colegas segundo os critérios estabelecidos.
  • Refletir e expressar suas opiniões sobre o tema e o processo de debate.