Aula sobre A Geopolitica Norte Americana
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A geopolítica norte-americana é um tema de grande relevância para entendermos a posição dos Estados Unidos no cenário internacional e sua relação com outros países, como a China e o Brasil. Essa atividade busca desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica dos alunos. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a política externa dos Estados Unidos influencia diretamente a economia e a política de outros países, como a guerra comercial com a China e o impacto na economia brasileira.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema e definição dos grupos de debate.
Apresente o tema da atividade e divida a turma em grupos de três a cinco alunos. Cada grupo irá escolher um subtema para debater.Etapa 2 - Pesquisa e elaboração de argumentos.
Os grupos terão um tempo para pesquisar e elaborar seus argumentos. Forneça materiais de apoio, como artigos e vídeos, para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Elaboração do modelo de avaliação por rubrica.
Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos colegas.Etapa 4 - Debate em sala de aula.
Os grupos irão apresentar seus argumentos e debater entre si, com a sua mediação. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentação e réplica.Etapa 5 - Autoavaliação e avaliação dos colegas.
Ao final do debate, os alunos irão se autoavaliar e avaliar os colegas segundo o modelo de avaliação por rubrica criado por cada grupo.Etapa 6 - Conclusão e reflexão.
Conduza uma reflexão sobre o tema e o processo de debate, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e considerações finais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações.
- Fomentar a cooperação e o trabalho em equipe.
- Incentivar a reflexão sobre a política internacional e suas implicações na economia e na política brasileira.
Critérios de avaliação
- Apresentação clara e objetiva dos argumentos.
- Uso de fontes confiáveis e relevantes para a pesquisa.
- Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
- Participação ativa no debate em grupo.
- Autoavaliação e avaliação dos colegas segundo o modelo de avaliação por rubrica criado pelo grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Mediar o debate entre os grupos.
- Fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
- Incentivar a participação de todos os alunos.
- Conduzir a reflexão final sobre o tema e o processo de debate.
Ações do aluno
- Pesquisar e elaborar argumentos relevantes.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar e utilizar o modelo de avaliação por rubrica.
- Autoavaliar e avaliar os colegas segundo os critérios estabelecidos.
- Refletir e expressar suas opiniões sobre o tema e o processo de debate.