Aula sobre A Geopolitica Norte Americana
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A geopolítica norte-americana é um tema relevante e atual, que pode ser encontrado em diversos veículos de comunicação, como jornais, revistas e sites de notícias. É importante que os estudantes compreendam a posição de liderança global dos Estados Unidos da América e como isso impacta a relação com outros países, como a China e o Brasil.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da geopolítica norte-americana no cenário internacional. Será realizada uma roda de conversa para identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.Etapa 2 - Estação 1 - Geoeconômica
Os alunos terão acesso a textos e gráficos sobre a economia dos Estados Unidos, como o país se tornou uma potência econômica e como isso influencia a geopolítica. Os estudantes deverão responder perguntas sobre o conteúdo e discutir em grupo.Etapa 3 - Estação 2 - Geoestratégica
Os alunos terão acesso a mapas e imagens que mostram a posição estratégica dos Estados Unidos em relação a outros países, como a localização de bases militares e rotas de comércio. Os estudantes deverão identificar as principais estratégias geopolíticas dos Estados Unidos e discutir em grupo.Etapa 4 - Estação 3 - Geopolítica
Os alunos terão acesso a textos e imagens que mostram a relação dos Estados Unidos com outros países, como a China e o Brasil. Os estudantes deverão identificar os principais impactos geopolíticos dessa relação e discutir em grupo.Etapa 5 - Conclusão
Conduza uma roda de conversa para que os alunos compartilhem as principais conclusões das atividades e como isso pode ser aplicado no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos e temas abordados.
- Capacidade de análise e síntese das informações trabalhadas.
- Colaboração e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Conduzir a roda de conversa inicial para identificar o conhecimento prévio dos alunos.
- Orientar e acompanhar as atividades em cada estação.
- Conduzir a roda de conversa final para compartilhar as principais conclusões.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Compartilhar as principais conclusões das atividades em grupo.