Aula sobre A Geopolitica Norte Americana

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A geopolítica norte-americana é um tema relevante e atual, que pode ser encontrado em diversos veículos de comunicação, como jornais, revistas e sites de notícias. É importante que os estudantes compreendam a posição de liderança global dos Estados Unidos da América e como isso impacta a relação com outros países, como a China e o Brasil.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da geopolítica norte-americana no cenário internacional. Será realizada uma roda de conversa para identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Geoeconômica

    Os alunos terão acesso a textos e gráficos sobre a economia dos Estados Unidos, como o país se tornou uma potência econômica e como isso influencia a geopolítica. Os estudantes deverão responder perguntas sobre o conteúdo e discutir em grupo.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Geoestratégica

    Os alunos terão acesso a mapas e imagens que mostram a posição estratégica dos Estados Unidos em relação a outros países, como a localização de bases militares e rotas de comércio. Os estudantes deverão identificar as principais estratégias geopolíticas dos Estados Unidos e discutir em grupo.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Geopolítica

    Os alunos terão acesso a textos e imagens que mostram a relação dos Estados Unidos com outros países, como a China e o Brasil. Os estudantes deverão identificar os principais impactos geopolíticos dessa relação e discutir em grupo.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conduza uma roda de conversa para que os alunos compartilhem as principais conclusões das atividades e como isso pode ser aplicado no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos e temas abordados.
  • Capacidade de análise e síntese das informações trabalhadas.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Conduzir a roda de conversa inicial para identificar o conhecimento prévio dos alunos.
  • Orientar e acompanhar as atividades em cada estação.
  • Conduzir a roda de conversa final para compartilhar as principais conclusões.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Compartilhar as principais conclusões das atividades em grupo.