Aula sobre A Geopolitica Norte Americana

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A geopolítica norte-americana é um tema relevante e atual, que pode ser encontrado em diversas áreas do cotidiano dos estudantes, como na política internacional, economia global, relações comerciais e culturais. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o papel dos Estados Unidos da América no cenário internacional, bem como analisar seus impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos na relação com a China e o Brasil.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o tema e seus objetivos. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo curto sobre a geopolítica norte-americana e responderão a algumas perguntas para verificar o entendimento.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos deverão pesquisar sobre o tema e selecionar informações relevantes para a criação do mapa conceitual. Disponibilize materiais de apoio, como artigos, textos e vídeos, para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão o mapa conceitual, contendo uma ideia central (a geopolítica norte-americana) e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie na organização das informações e na construção do mapa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Oriente a discussão e estimule a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Faça comentários e esclareça dúvidas.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Os alunos responderão a algumas questões sobre o tema, a fim de fixar o conteúdo estudado. Utilize essa atividade como uma avaliação formativa.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve síntese e reforce os principais conceitos estudados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação à geopolítica norte-americana.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a reflexão sobre a importância do tema para a compreensão da política internacional.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral dos alunos.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de análise crítica dos alunos em relação ao tema.
  • Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Clareza e organização do mapa conceitual.
  • Habilidade de comunicação oral dos alunos durante a apresentação dos mapas conceituais.
  • Capacidade de resposta às questões propostas na atividade de fixação.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Fazer comentários e esclarecer dúvidas durante as apresentações dos mapas conceituais.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e selecionar informações relevantes.
  • Criar o mapa conceitual com clareza e organização.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e trocar ideias com os colegas.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
  • Responder às questões propostas na atividade de fixação.