Aula sobre A Gestualidade No Jogo Da Capoeira
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A capoeira é uma arte marcial brasileira que mistura dança, música e luta. A gestualidade é um elemento fundamental na capoeira, pois é através dela que os jogadores se comunicam e se expressam durante o jogo. A gestualidade na capoeira é uma forma de linguagem corporal que envolve movimentos precisos e fluidos, além de expressões faciais e corporais que transmitem emoções e intenções. Na aula de hoje, vamos explorar a gestualidade na capoeira e como ela pode ser aplicada em outras áreas da nossa vida.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Introduza o tema da aula e explicar a importância da gestualidade na capoeira. Em seguida, apresente a metodologia Aprendizagem Entre Pares e explique como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual (30 minutos)
Os alunos serão divididos em duplas ou trios e irão criar um mapa conceitual sobre a gestualidade na capoeira. Cada mapa deve ter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Disponibilize materiais de apoio, como imagens e vídeos, para ajudar os alunos na criação do mapa.Etapa 3 - Apresentação dos mapas (30 minutos)
Cada dupla ou trio irá apresentar seu mapa para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e estimulando o debate.Etapa 4 - Exemplos práticos (30 minutos)
Apresente exemplos práticos de gestualidade na capoeira, como movimentos de esquiva, ataque e defesa, além de expressões faciais e corporais. Os alunos serão convidados a reproduzir esses movimentos e expressões, praticando a gestualidade na capoeira.Etapa 5 - Discussão em grupo (30 minutos)
Os alunos irão discutir em grupo como a gestualidade na capoeira pode ser aplicada em outras áreas da vida, como na comunicação interpessoal, na expressão artística e na prática de esportes. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e estimulando o debate.Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma breve conclusão sobre o tema da aula, reforçando a importância da gestualidade na capoeira e como ela pode ser aplicada em outras áreas da vida. Os alunos serão convidados a fazer uma autoavaliação sobre o que aprenderam na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando criticamente o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em aplicar a gestualidade na capoeira em outras áreas da vida.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fornecer materiais de apoio para ajudar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Apresentar exemplos práticos de gestualidade na capoeira.
- Estimular o debate e a reflexão crítica dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar um mapa conceitual claro e bem estruturado.
- Aplicar a gestualidade na capoeira em outras áreas da vida.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Fazer uma autoavaliação sobre o que aprendeu na aula.