Aula sobre A Gestualidade No Jogo Da Capoeira

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A capoeira é uma arte marcial brasileira que mistura dança, música e luta. A gestualidade é um elemento fundamental na capoeira, pois é através dela que os jogadores se comunicam e se expressam durante o jogo. A gestualidade na capoeira é uma forma de linguagem corporal que envolve movimentos precisos e fluidos, além de expressões faciais e corporais que transmitem emoções e intenções. Na aula de hoje, vamos explorar a gestualidade na capoeira e como ela pode ser aplicada em outras áreas da nossa vida.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Introduza o tema da aula e explicar a importância da gestualidade na capoeira. Em seguida, apresente a metodologia Aprendizagem Entre Pares e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual (30 minutos)

    Os alunos serão divididos em duplas ou trios e irão criar um mapa conceitual sobre a gestualidade na capoeira. Cada mapa deve ter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Disponibilize materiais de apoio, como imagens e vídeos, para ajudar os alunos na criação do mapa.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas (30 minutos)

    Cada dupla ou trio irá apresentar seu mapa para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e estimulando o debate.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos (30 minutos)

    Apresente exemplos práticos de gestualidade na capoeira, como movimentos de esquiva, ataque e defesa, além de expressões faciais e corporais. Os alunos serão convidados a reproduzir esses movimentos e expressões, praticando a gestualidade na capoeira.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo (30 minutos)

    Os alunos irão discutir em grupo como a gestualidade na capoeira pode ser aplicada em outras áreas da vida, como na comunicação interpessoal, na expressão artística e na prática de esportes. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e estimulando o debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma breve conclusão sobre o tema da aula, reforçando a importância da gestualidade na capoeira e como ela pode ser aplicada em outras áreas da vida. Os alunos serão convidados a fazer uma autoavaliação sobre o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando criticamente o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em aplicar a gestualidade na capoeira em outras áreas da vida.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fornecer materiais de apoio para ajudar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos de gestualidade na capoeira.
  • Estimular o debate e a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa conceitual claro e bem estruturado.
  • Aplicar a gestualidade na capoeira em outras áreas da vida.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Fazer uma autoavaliação sobre o que aprendeu na aula.