Aula sobre A Gestualidade No Jogo Da Capoeira

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A capoeira é uma arte marcial afro-brasileira que combina dança, música e movimentos acrobáticos. A gestualidade na capoeira é uma das principais características dessa arte, pois os movimentos são realizados de forma fluida e expressiva, transmitindo emoções e sentimentos. Nesta aula, os alunos irão explorar a gestualidade na capoeira por meio da metodologia ativa Design Thinking, criando um mapa de empatia para entender como os praticantes dessa arte se sentem e se expressam. Serão trabalhados os elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando criticamente o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula (10 minutos)

    Professor, inicie a aula explicando sobre a gestualidade na capoeira e como ela é importante para a expressão dos sentimentos dos praticantes. Em seguida, apresente os objetivos da aula e como a metodologia Design Thinking será aplicada.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia (30 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel com o mapa de empatia. Cada grupo deverá preencher os campos do mapa com informações sobre o que os praticantes de capoeira pensam e sentem, o que escutam, falam e fazem, o que veem, suas dores e ganhos. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia (20 minutos)

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações coletadas e como elas podem ser aplicadas na gestualidade da capoeira.

  4. Etapa 4 - Exploração dos movimentos da capoeira (30 minutos)

    Demonstre alguns movimentos da capoeira e oriente que os alunos pratiquem em duplas. Será enfatizada a importância da gestualidade na execução dos movimentos.

  5. Etapa 5 - Criação de uma coreografia (40 minutos)

    Os alunos irão criar uma coreografia em grupo, utilizando os movimentos da capoeira e explorando a gestualidade. Cada grupo deverá apresentar sua coreografia para a turma.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a aula (10 minutos)

    Conduza uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que aprenderam sobre a gestualidade na capoeira e como a metodologia Design Thinking ajudou na compreensão do tema.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Você poderá propor uma tarefa de casa em que os alunos deverão pesquisar sobre a história da capoeira e como a gestualidade evoluiu ao longo do tempo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da criação de uma coreografia.
  • Promover a reflexão crítica sobre a história e a evolução da gestualidade na capoeira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Compreensão dos conceitos abordados na aula.
  • Criatividade na criação da coreografia.
  • Expressividade na execução dos movimentos da capoeira.
  • Reflexão crítica sobre a história e a evolução da gestualidade na capoeira.

Ações do professor

  • Explicar claramente os objetivos e as etapas da aula.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos.
  • Conduzir a reflexão crítica sobre o tema.
  • Propor tarefas de casa para aprofundar o conhecimento dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Preencher o mapa de empatia com informações relevantes.
  • Criar uma coreografia criativa e expressiva.
  • Executar os movimentos da capoeira com gestualidade e expressividade.
  • Refletir criticamente sobre a história e a evolução da gestualidade na capoeira.