Aula sobre A Gestualidade No Jogo Da Capoeira
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, música e cultura popular. A gestualidade é um elemento fundamental na capoeira, pois é através dos movimentos que os capoeiristas se comunicam e expressam sua arte. Nesta aula, os alunos irão explorar a gestualidade na capoeira e como ela se relaciona com o movimento cotidiano. Eles irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Check-in (10 min)
Os alunos irão fazer uma roda de conversa para compartilhar o que sabem sobre a capoeira e a gestualidade. Em seguida, apresente um vídeo sobre a história da capoeira e explicar como a gestualidade é importante na arte.Etapa 2 - Pesquisa (20 min)
Os alunos irão pesquisar sobre os movimentos da capoeira e como eles se relacionam com o movimento cotidiano. Eles irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo (20 min)
Os alunos irão se dividir em grupos e discutir sobre os movimentos da capoeira e como eles se relacionam com o movimento cotidiano. Eles irão compartilhar suas descobertas com a turma.Etapa 4 - Criação do template (30 min)
Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles irão usar as informações da pesquisa e da discussão em grupo para criar o template.Etapa 5 - Check-out (10 min)
Os alunos irão compartilhar seus templates com a turma e discutir sobre o que aprenderam na aula.Etapa 6 - Tarefa de casa (20 min)
Os alunos irão pesquisar sobre a história da capoeira e como ela se relaciona com a cultura afro-brasileira. Eles irão trazer suas descobertas para a próxima aula.Etapa 7 - Check-in (10 min)
Os alunos irão compartilhar o que descobriram sobre a história da capoeira e como ela se relaciona com a cultura afro-brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de registro de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Criação de um template de registro de aprendizagem completo e bem estruturado.
- Pesquisa sobre a história da capoeira e como ela se relaciona com a cultura afro-brasileira.
Ações do professor
- Apresentar um vídeo sobre a história da capoeira e explicar como a gestualidade é importante na arte.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Realizar a pesquisa sobre a história da capoeira e como ela se relaciona com a cultura afro-brasileira.
- Criar um template de registro de aprendizagem completo e bem estruturado.