Aula sobre A Gestualidade No Jogo Da Capoeira

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A capoeira é uma manifestação cultural brasileira que mistura luta, dança, música e cultura popular. A gestualidade na capoeira é um elemento fundamental, pois é através dela que os jogadores se comunicam e se expressam durante a roda. Nesta aula, os alunos irão explorar a gestualidade na capoeira através da metodologia ativa Gamificação, criando um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema. Para contextualizar o assunto, o professor pode apresentar vídeos de rodas de capoeira, mostrando como os jogadores se comunicam através dos movimentos e gestos, e também pode incentivar os alunos a experimentarem alguns movimentos básicos da capoeira.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e contextualizar a importância da gestualidade na capoeira. Em seguida, irá explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação das cartas (20 minutos)

    Os alunos irão criar as cartas para o jogo, divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deverá criar 8 cartas de perguntas e 8 de afirmações sobre a gestualidade na capoeira. O professor pode fornecer alguns exemplos para ajudar os alunos a começar.

  3. Etapa 3 - Troca de cartas (10 minutos)

    Os grupos irão trocar suas cartas com outros grupos, para que cada grupo tenha um conjunto de cartas diferente.

  4. Etapa 4 - Jogo em grupo (30 minutos)

    Os grupos irão jogar o jogo criado por outro grupo, respondendo às perguntas e discutindo as afirmações sobre a gestualidade na capoeira. Incentive a discussão e a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em sala (20 minutos)

    Após o jogo, os alunos irão discutir em sala de aula sobre o que aprenderam e como a metodologia ativa Gamificação pode ser aplicada em outras disciplinas.

  6. Etapa 6 - Apresentação final (10 minutos)

    Cada grupo irá apresentar suas cartas e explicar como criaram as perguntas e afirmações.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem explorando a gestualidade na capoeira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a cultura popular brasileira e sua importância na formação da identidade nacional.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação das cartas e no jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Reflexão crítica sobre a gestualidade na capoeira durante a discussão em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da gestualidade na capoeira.
  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Incentivar a discussão e a reflexão sobre o tema durante o jogo e a discussão em sala de aula.

Ações do aluno

  • Criar as cartas para o jogo em grupo.
  • Participar ativamente do jogo e da discussão em sala de aula.
  • Apresentar suas cartas e explicar como criaram as perguntas e afirmações.